segunda-feira, 17 de outubro de 2011


CORINTHIANS VENCE E SE GARANTE NA PONTA DO BRASILEIRÃO
Time só corre o risco de perder a liderança na quarta, para o Botafogo

Foto Juliana Flister/Vipcomm

O Corinthians venceu o Cruzeiro por 1 a 0, neste domingo à tarde, em Sete Lagoas (MG), e se garantiu na liderança do Campeonato Brasileiro, com 54 pontos. Paulinho marcou o gol do triunfo do time corintiano, que só pode ser alcançado na próxima quarta-feira (19), quando o Botafogo fará o jogo que tem a menos contra o Santos, e ultrapassará o Alvinegro em caso de vitória.
Para o Corinthians, o resultado deste domingo também teve sabor de vingança, pois foi o Cruzeiro que encerrou a invencibilidade corintiana nesta edição do Brasileiro, na 11.ª rodada, quando ganhou também por 1 a 0, no Pacaembu. Na ocasião, a equipe paulista vinha de uma incrível sequência de nove vitórias e um empate.
Sem Emerson, lesionado, e Jorge Henrique, suspenso, Tite contou com o retorno de Liedson, que não atuava há quatro partidas por causa de dores no joelho esquerdo. O jogador fez dupla de ataque com Willian.
Já Vágner Mancini, mesmo com o Cruzeiro pressionado a conseguir um bom resultado, levou a campo um time com três volantes e apenas Montillo como meia-armador de ofício, enquanto Tite apostou em Alex e Danilo na armação.
Em meio a este cenário, os dois times iniciaram a partida sofrendo para criar boas chances de gol. Nos primeiros 15 minutos, o goleiro Fábio fez apenas uma defesa, em chute de fora da área de Alex, assim como aconteceu com Júlio César, que realizou bela intervenção em arremate cruzado de Fabrício, também de fora da área.
Willian se movimentava bem no ataque corintiano, mas pecava na hora de finalizar as jogadas. Em duas delas, parou em Fábio com chutes fracos e, depois, após receber de Liedson em ótimas condições de finalizar, preferiu o passe de volta ao companheiro de ataque e errou novamente.
Do outro lado, Keirrison por pouco não marcou após receber cruzamento de Everton. Com Júlio César já batido, ele tocou por cima do gol, aos 20 minutos. E o Corinthians só não fez 1 a 0 aos 32 minutos porque Fábio praticou ótima defesa em cabeçada de Paulo André, após cobrança de escanteio de Alex.
No fim do primeiro tempo, Everton levou a pior em dividida com Alessandro e acabou sendo substituído por Diego Renan na lateral esquerda cruzeirense, pouco antes de Liedson e Keirrison desperdiçarem ótimas chances de marcar após ficarem na cara do gol. 
O segundo gol perdido no jogo naquele momento parece ter custado caro a Keirrison, pois Anselmo Ramon voltou para o segundo tempo no lugar do atacante, com o objetivo de dar mais poder de fogo ao Cruzeiro.
Foi o Corinthians, porém, que teve a primeira boa oportunidade de marcar na etapa final. Logo aos 2 minutos, Alex recebeu pelo meio e, da entrada da área, chutou à esquerda de Fábio. Já aos 10, Danilo também foi acionado na mesma posição em ótima colocação para finalizar, mas se desequilibrou na hora do arremate.
Pelo lado cruzeirense, o time seguia com pouca criatividade e, quando chegava na frente, sofria com a forte marcação corintiana. Com isso, a saída era cruzar bolas nas área. Em uma delas, Léo quase marcou ao desviar de cabeça um cruzamento de Montillo à direita de Júlio César.
Insatisfeito com o futebol de Willian, que acumulava erros no ataque, Tite resolveu sacá-lo para a entrada de Edenílson. E, se a opção parecia muito defensiva para aquele momento, o Corinthians conseguiu o seu gol logo em seguida.
Aos 19 minutos, Liedson recebeu pela esquerda e enfiou na direita do ataque para Alex, que dominou e tocou entre as pernas do zagueiro para Paulinho vir de trás e bater de primeira no canto esquerdo baixo de Fábio. E o Corinthians quase ampliou aos 23 minutos, quando Danilo cruzou para Alex, de cabeça, tocar à esquerda do gol de Fábio.
Atrás no placar, Vágner Mancini apostou sua última ficha ao trocar o volante Charles por Élber, logo após Tite tirar Ramon, pendurado com o cartão amarelo, e colocar Ramon. E o time acabou achando a chance de empatar após o juiz dar pênalti de Edenílson em cima justamente de Élber, deslocado com o braço pelo corintiano. Montillo, porém, bateu a penalidade por cima do gol, aos 34 minutos.
Tite, que depois seria de expulso de campo por reclamação, ainda trocou Liedson por Ramirez e viu o Corinthians ser pressionado no fim do jogo, mas o Cruzeiro seguia ineficiente na frente. Na melhor chance que teve de empatar após o pênalti perdido, Wellington Paulista cabeceou da pequena área e Júlio César, no puro reflexo, espalmou e garantiu a vitória com grande defesa.
Fonte da Informação Jornal DN

Nenhum comentário: