TURISMO

TATAJUBA-CAMOCIM-CEARÁ

Tatajuba é um lugar mágico! Em meados do século passado, esta comunidade de pescadores e agricultores tiveram sua vila soterrada em decorrência do caminhar de suas imponentes dunas. Hoje, em busca de lugares mais seguros, tiveram que ocupar diferentes espaços, configurando-se em quatro vilas: Nova Tatajuba, Vila São Francisco, Baixa da Tatajuba e Vila Nova.
Duas vezes a cada dia, Nova Tatajuba é ilhada quando um braço de mar é tomado pelas águas da maré cheia. De sobre o Morro Branco, duna mais próxima do mar, a vista panorâmica da área nos tira o fôlego! Mais estonteante ainda é o pôr-do-sol dali - a beleza é indescritível!
A comunidade possui uma histórica resistência contra a especulação imobiliária para o turismo de luxo, cuja pressão maior é resultado da sua beleza paradisíaca e proximidade de Jericoacoara.
A ACOMOTA, associação de moradores que têm atuado neste meio, tem se fortalecido com diferentes projetos de desenvolvimento territorial e mais recentemente com o turismo comunitário.
Além da natureza exuberante, as histórias de vida e luta dos moradores desse lugar são fortes elementos do patrimônio cultural da comunidade.
LITORAL OESTE
Município de Camocim
340 km de Fortaleza

Veja aqui seu roteiro de viagem...


TATAJUBA, PRAIA DE CAMOCIM-CE, FAZ PARTE DA ROTA DAS EMOÇÕES.

Fazer turismo no nordeste é um prazer constante. São várias as opções de pacotes e de lugares. Um desses lugares é a Praia da Tatajuba no município de Camocim-CE. Uma praia quase que intocada, na qual temos uma vila de pescadores que resistem a especulação imobiliário, praga que assola o litoral cearense de sul ao norte.
Na vila da Tatajuba existem várias opções de hospedagem, uma delas a proporcionada pela REDE CEARENSE DE TURISMO COMUNITÁRIO – TUCUM. Que tem como base o envolvimento do turista com a comunidade local. De acordo com o próprio site da TUCUM, “vivenciar a Rede Tucum e o turismo comunitário é ter uma experiência autêntica de viagem, conhecimento e troca. Mais do que um momento de crescimento pessoal, é também lugar de reflexão sobre as injustiças no planeta e sobre o modelo de desenvolvimento que o alimenta.”
O Turismo Comunitário em Tatajuba é dotado de hospedagem em Chalés com cama de casal e espaço para uma rede, banheiro e varanda, com vista para as dunas e para o braço de mar que se encontra com a água doce das lagoas. Além do café da manhã incluído na diária, que é servido na casa do morador responsável pelos chalés. Você ainda pode contratar um passeio para ver o por do sol no topo das dunas ou tomar banho em uma das lagoas de água doce da região. O contato direto com a natureza é um dos principais atrativos reservados para você nesse passeio pelas dunas e lagoas da região. Você pode ainda visitar uma casa de farinha e descobrir como é feito a tapioca e tão famoso beiju.
Para reservas entre em contato com:
Mariazinha (+55 88) 8801-2559/ (+55 88) 3621-1543
Unidades Habitacionais:
Um quarto com banheiro privativo, cama de casal e espaço para uma rede.
Diárias(*):
R$60,00 quarto para duas pessoas e R$ 10,00 para uma pessoa a mais no quarto. Café da manhã incluso.
* Valores para a baixa estação.

Nenhum comentário:

Nenhum comentário: