domingo, 18 de janeiro de 2015

M.U.C - MOVIMENTO UNE CAMOCIM

14 ANOS DEPOIS E QUASE NADA MUDOU

Há 14 anos e alguns meses eu chegava a Camocim para assumir como Coordenador Administrativo Financeiro do Colégio Estadual São José, no município de Granja. Na época era membro do Partido Popular Socialista-PPS (23), partido do então prefeito Sérgio Aguiar e do então Deputado Estadual Chico Aguiar. Traduzindo, era do lado dos dois, apoiava o governo de um e o mandato do outro.
Tudo na minha vida mudou, quando nas eleições de 2002 resolvi como membro estadual da Juventude Popular Socialista-JPS votar no Deputado Estadual José Sarto, o que não agradou muito os apoiadores do Chico Aguiar aqui na região. Isso me causou vários problemas. Eu tinha passado no concurso que o prefeito Sergio Aguiar tinha feito, mas não pude assumir, pois fui perseguido pelo membro da estafe do prefeito, que tinha poderes no PPS e era do município de Granja. Acabei perdendo o concurso. Na sequencia, veio à eleição para prefeito em 2004, quando fiz a besteira de dizer para alguém que eu considerava como amigo, que ia votar no Chico Vaulino, pois para mim, era o melhor para Camocim. A referida pessoa, na época, era segunda no poder na 4ª CREDE. Ele me falou que isso era traição, que eu não devia fazer isso com o Sérgim. Isso me custou caro, mesmo estando bem colocado no concurso para Núcleos Gestores das escolas estaduais, para o cargo de Secretario Escolar, fui boicotado. Segundo informações de colegas gestores da época, havia uma suposta ordem para não me escolherem, não sei se foi verdade, mas só Deus sabe. O que sei é que tive que ir trabalhar em Sobral. O incrível dessa estória, é que pouco tempo depois, essa mesma pessoa era o principal Secretário do então prefeito Chico Vaulino. Pode um negócio desses!!!??? Mas mesmo assim, eu não aprendi. Em 2008, quando da reeleição do Chico Vaulino, fui dizer que ia votar na Mônica Aguiar, lá vai a perseguição de novo. Agora eu já era servidor municipal, pertencia a Guarda Civil Municipal de Camocim. Vale lembrar que foi nesse ano que o Camocim Online começou a ser visto pelos camocinenses. Eu mesmo fui um dos contribuirão anonimamente para com o blog, varias vezes vazei informações sobre a Guarda Municipal. Após a vitoria de Chico Vaulino, o blog Camocim Online passou a ser o principal responsável por ver as coisas erradas em Camocim, denunciava até vaca comendo lixo. Hoje quem faz isso, é o blog Revista Camocim, que começou a ser vinculado com a derrota do Chiquinho do Peixe, será que se ele tivesse ganhado o blog ia existir? Isso também, só Deus para saber.
Como vocês puderam ver, eu já acompanhei quatro anos do Sérgim, oito do Chico Vaulino e dois da Mônica Aguiar, e posso afirmar, que só esta achando que melhorou alguma coisa atualmente, quem está comendo, isso é, ganhando com a administração atual. Pois já começaram os atrasos nos pagamentos, primeiro foi o transporte, depois o INSS e por último os salários.
Vale que o ex-prefeito e agora Deputado Sérgio Aguiar, que deu colate nos funcionários em relação aos salários, mas os seus aliados recebiam os pagamentos bem direitinho. E quem teve que pagar esses salários foi o prefeito Chico Vaulino, o homem das contas rejeitadas, que se esqueceu do interior do município, não chamou os concursados, criou uma lei que prejudicava os professores, alugou o monte de prédios para os aliados, contratava bandas ruins e caras para a s festas em Camocim, deixou a Guarda Municipal quase acabada e acabou perdendo a eleição. Mas isso é coisa do passado??? É não! Nós não temos um monte de prédios de aliados alugados? Os concursados foram chamados? Estão contratando bandas boas e baratas para a s festas em Camocim? A Guarda Municipal hoje esta equipada e foi ampliada?
Sabe o que tenho a dizer sobre tudo isso? Camocim esta cada dia pior, continua com os mesmos problemas, filas no CARA, educação cada dia pior, faltando água todo dia, as vacas continuam comendo lixo, a saúde esta cada dia morrendo a míngua (apesar do Hospital Murilo Aguiar está uma beleza), as praças estão abandonadas (será que já tem alguma melancia?), os concursados não foram e não serão chamados, continuamos a ter bandas ruins e caras em nossas festas, o mau gosto na decoração natalina. Opa!!! Isso é, não teve decoração natalina. Muitos podem vi com desculpa que a cidade foi asfaltada. Foi à prefeitura? Que eu saiba não. A prefeita eleita prometeu um monte de coisas e ainda não fez nada.
São poucas as pessoas que têm coragem para reclamar do que está acontecendo. Na verdade, eu queria ver alguém dando soluções para os problemas apresentados, mas o que vejo, são apenas pessoas puxando brasa para sua sardinha. Alguns problemas são tão fáceis de resolver, que parece até brincadeira. A falta d’Água pode ser minimizada apenas com implantação de um programa de instalação de caixas d’água por parte do SAAE, tudo bancado pela Prefeitura, utilizando o dinheiro arrecadado com o IPTU. O valor da caixa d’água e da instalação seria cobrado na conta de água em 12 parcelas. Para melhorar a arrecadação do IPTU, poderia se colocar prêmios a serem sorteados entre os pagadores que estiverem em dias, esse sorteio seria realizado no aniversário da cidade ou na noite de Natal, em plena praça publica. Para a escolha das bandas e artistas que serão contratadas pela Prefeitura, deveria ser feita uma pesquisa junto à população sobre as bandas que preferem para cada evento. É claro, que para isso funcionar, faz-se necessário criar um Calendário de Eventos fixos e moveis do município. Esses são apenas exemplos de como podemos melhorar e ajudar quem estiver na Prefeitura a governar nossa linda e amada Camocim.
E com esse pensamento, venho convocar você para fazer parte do M.U.C – Movimento Une Camocim. No qual possamos pensar os problemas que temos em nossa bela cidade, sem os rótulos de partidos ou lados políticos. Mas tendo com foco, o que nossa cidade precisa para ser um lugar melhor para morarmos, trabalharmos e criarmos nossos filhos. Você que é camocinense, morador ou apenas uma pessoa que gosta de nossa linda Camocim, venha lutar por essa cidade, pois ela está na UTI e quase morta.

José Maurício Silva Lima

Ex-servidor Municipal

Nenhum comentário: