domingo, 13 de janeiro de 2013

O HOMEM DO SÉCULO XXI


MUNDO VIRTUAL

´Quarentões´ buscam romance

13.01.2013
Com o avanço das tecnologias ligadas à comunicação, pessoas maduras ganham chances de viver o amor
Existe idade para amar? E para procurar a cara-metade? Com as novas tecnologias de comunicação e as facilidades de acesso à internet, a forma de as pessoas se relacionarem está mudando. Há até site voltado para homens e mulheres a partir dos 40 anos - o Coroa Metade. O foco são pessoas maduras que procuram na internet alguém com os mesmos valores e objetivos para compartilhar os bons momentos da vida a dois. E, pelo visto, o público interessado é grande. Em 45 dias, o endereço virtual registrou 200 mil acessos.

Muita gente está em busca da cara-metade. Prova disso são os dados do IBGE. Instituto revela que 26% da população de Fortaleza com idade acima de 40 anos é solteira. Desse total, 83.139 são homens e 128.793 mulheres FOTO: JOÃO LUÍS (24/05/2008)

Depois de se cadastrar gratuitamente, pode-se fazer buscas para conhecer perfis. Surgindo interesse, a comunicação é feita através de chats e mensagens. Airton Gontow, idealizador do Coroa Metade, conta que a ideia de criar a página surgiu a partir de sua história pessoal e da de diversos amigos que estavam solteiros ou separados aos 40 anos e enfrentaram dificuldades de encontrar uma pessoa para levar uma relação estável.

"Não é todo mundo que procura pela sua cara-metade. Há pessoas que pela faixa etária, pela falta de vontade de frequentar baladas ou de se expor a apresentações feitas por amigos e parentes, procuram na internet alguém com os mesmos valores e objetivos para compartilhar a vida a dois. É para essas pessoas que criamos o Coroa Metade, o site de relacionamentos para quem está na melhor parte da vida", explica Gontow.

Uma servidora pública de 43 anos, que preferiu não se identificar, garante que é possível, sim, encontrar a cara-metade através da internet. Ela mesma passou, há alguns anos, por uma experiência que teve início no mundo virtual, superou as barreiras geográficas - ela é de Fortaleza e ele do Rio de Janeiro - e foi feliz durante 4 anos.

A vantagem que aponta é que se tem tempo de conhecer a pessoa e os seus valores com calma, avaliando não apenas a beleza física. No entanto, alerta que é preciso saber impor limites, até por questão de segurança.

Estatística

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 26% (211.932) da população de Fortaleza com idade acima de 40 anos é solteira. Desse total, 83.139 são homens e 128.793 mulheres. O número de divorciados com essa faixa etária soma 5,71% (44.859) da população fortalezense, enquanto os desquitados ou separados 2,73% (71.560). Os dados são do Censo Demográfico de 2010.

Luís Carlos Weyne, ginecologista, obstetra e sexólogo explica que o auge da força sexual do homem é na faixa etária de 18 aos 21 anos, enquanto o da mulher é dos 35 aos 45 anos. A partir dos 40 anos, comenta o especialista, a mulher quer mais do que nunca ter um relacionamento estável, mas encontra dificuldades, porque os homens estão buscando parceiras jovens.

Entretanto, outro fenômeno que diz ser importante registrar é que as mulheres nessa faixa etária estão cada vez mais "saradas", fazem cirurgia plástica, se preocupam com o cabelo e, por isso, acabam atraindo homens jovens. "É um fenômeno recente. Algumas vezes, é por interesse, como a sociedade pensa, mas muitas vezes é sincero", afirma.

O especialista explica que a sociedade está vivendo profunda transformação. "Em relação à sexualidade em si, nessa faixa etária, as mulheres estão muito mais soltas, buscam o prazer e sabem o que lhes agrada. Elas têm melhorado o seu desejo sexual e têm maior capacidade orgástica", esclarece.

LUANA LIMAREPÓRTER
Fonte da Informação Diário do Nordeste

Nenhum comentário: