quinta-feira, 3 de maio de 2012

POUPANÇA JÁ LIDERA EM MAIOR RENTABILIDAD


Entre janeiro e abril, a poupança acumulou ganho de 2,44% e se tornou modalidade mais rentável de renda fixa

São Paulo A tensão no mercado financeiro internacional e as pesadas intervenções do Banco Central (BC) no câmbio catapultaram o ouro e o dólar à liderança do ranking dos investimentos de abril. O levantamento mostra, também, que a poupança está cada vez mais competitiva em relação aos demais produtos de renda fixa do País, como fundos DI, fundos de renda fixa e CDBs.
Entre janeiro e abril, a caderneta acumula rentabilidade de 2,44%. Como não paga imposto algum, é um rendimento líquido. No mesmo período, os fundos DI valorizaram 2,54%, os CDBs, 2,55%, e os fundos de renda fixa, 3,01% - também em termos líquidos, descontada uma alíquota de IR de 27,5%.
Como o ranking considera uma média, o administrador de investimentos Fabio Colombo calcula que, para equilibrarem com a caderneta, fundos DI devem ter taxa de administração máxima de 1,5% a 2%.
No caso dos fundos de renda fixa, a taxa máxima deve ser de 1% para aqueles que não incluírem papéis privados entre seus ativos. Colombo chama a atenção dos investidores justamente nesse ponto.
Ele explica que, por causa da concorrência com a poupança, muitos gestores de fundos têm comprado títulos de dívida emitidos por empresas. Esses papéis pagam mais do que os títulos do governo. "O problema é que muita gente ainda não atentou que os papéis privados oferecem mais risco", afirmou.
"Por isso, é fundamental que o investidor que queira entrar num fundo de renda fixa analise bem a carteira".
Outra dica do especialista é que o investidor deve ter calma em meio ao ambiente atual de aumento da competitividade da poupança. "Vale a pena esperar mais um pouco para ver como as coisas vão ficar, porque algumas trocas podem não compensar", aconselha.
Em relação ao ranking de abril, o ouro ficou na primeira colocação por causa do aumento das tensões no exterior, que valorizaram o metal no mercado internacional e da valorização do dólar, que também resulta do vaivém global e das intervenções do BC no câmbio. O preço do ouro aqui dentro é função da cotação externa e do dólar.
O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo terminou o mês na rabeira do ranking. A desvalorização de 4,61% fez com que abril se tornasse o pior mês para a Bolsa desde setembro de 2011.
Fonte da Informação Diário do Nordeste

Nenhum comentário: