quarta-feira, 25 de abril de 2012

SUCESSÃO EM FORTALEZA: CID GOMES VAI CONVERSAR COM LULA SOBRE ELEIÇÃO


EM CONVERSA COM CID, DILMA ROUSSEFF PREFERIU NÃO INTERFERIR NO DEBATE SOBRE A CAMPANHA MUNICIPAL NA CIDADE

Às vésperas da primeira reunião entre PT e PSB para tratar das eleições em Fortaleza, o governador Cid Gomes (PSB) revelou que já procurou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para agendar conversa sobre o tema, pois Dilma Rousseff preferiu não interferir na questão. Cid participou, ontem, do encontro entre membros das Executivas estadual e municipal de sua sigla para dar orientações aos líderes sobre como conduzir a conversa de hoje com o PT local.
Embora tenha afirmando, durante a entrevista, que não deseja ser o "protagonista" da decisão em manter ou não a aliança com os petistas, o governador admitiu que foi procurado, há poucos dias, pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, a quem respondeu estar à disposição para conversar sobre o pleito.
"Eu já, rapidamente, conversei com a presidenta Dilma sobre sucessão municipal e o silêncio, muitas vezes, fala mais do que um grande discurso. Para mim, ficou o indicativo de que a presidenta Dilma deverá ter um papel mais preocupado com governar o País do que o papel eleitoral. Acho que o presidente Lula deverá ter um protagonismo eleitoral maior e eu já manifestei o desejo conversar com ele. E o presidente nacional do partido (Rui Falcão) também já me procurou para conversar e eu disse que estou às ordens", justificou.
O governador não falou das orientações as quais a sigla deve levar para tratar com o PT, já que essa será a primeira conversa entre as lideranças municipais das duas siglas, meses após Luizianne dizer que aguardaria ligação de Cid. Questionado sobre as orientações, ele citou sugestões a serem levadas para a conversa, como a discussão de "valores" acerca da aliança e o não direcionamento da reunião para o debate focado apenas em nomes.
Quando instado sobre a falta de atenção do PT com a sua sigla, como têm relatado lideranças do PSB, Cid afirmou que as legendas precisam ouvir o povo. "Eu penso que a gente não tem que procurar ninguém que não o povo, e essa é a hora da gente procurar o povo e saber o que espera de um prefeito e de uma futura administração. Tempo para conversar com outros partidos nós temos todo o tempo do mundo, mais dois meses para conversar e examinar", disse.
Entretanto, o sentimento de grande parte das lideranças que estiveram na reunião do PSB, ontem, é de insatisfação com a maneira como o PT local está conduzindo as negociações, já que, segundo eles, a prefeita Luizianne Lins tem priorizado a discussão de nomes.
Depois dos encontros desta semana, será a vez do PSB se reunir com Ciro Gomes, quem vai passar às lideranças estaduais e municipais as orientações que recebeu da Executiva Nacional sobre as eleições em Fortaleza. Ainda não há prazo definido, mas a conversa ocorre em maio.
Raimundo Ângelo, presidente do diretório municipal do PT e Karlo Kardozo, presidente do PSB de Fortaleza vão conversar, nesta noite, sobre a aliança dos dois partidos para a sucessão municipal. Eles dizem que estão autorizados pelos dirigentes estaduais de suas agremiações, mas nenhuma decisão sairá do encontro que foi provocado pelo dirigente petista.

Vereadores que representam os dois partidos na Câmara Municipal de Fortaleza, acreditam que o diálogo de logo mais não trará nenhuma medida concreta sobre a situação da aliança. Para eles, só as conversas entre o governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, com a prefeita Luizianne Lins, presidente do PT estadual, definirão se a aliança vai continuar ou não.
De acordo com Raimundo Ângelo, apesar das movimentações do partido aparentarem uma independência da Executiva em Fortaleza, está havendo consonância com Luizianne Lins, inclusive para a realização das alianças que já estão acontecendo entre PT e alguns outros partidos considerados pequenos.
"A aliança com esses partidos já foi fechada com a prefeita e com os companheiros do partido. Nós pretendemos conversar com todos os partidos, e esta é uma determinação que tem o apoio dela", afirmou o dirigente.
Karlo Kardozo garante que mesmo com o posicionamento do governador Cid Gomes, de manutenção de aliança com o Partido dos Trabalhadores, a decisão deve ser tomada na instância municipal, pois, segundo ele, este é o espaço de decisão.
Segundo afirma, no PSB já está havendo debates internos. Alguns outros encontros programados para diversos bairros da cidade se somam as já realizados. No PSB, Cid Gomes avalia como positivo a manutenção da aliança, enquanto outros membros do partido defendem, como prioridade, o lançamento de candidatura própria.
Para o presidente municipal do PSB, a legenda não tem urgência para apresentação de um nome, uma vez que o PT não decidiu ainda sobre sua candidatura. "A opinião do Cid é de respeitar a instância municipal".
Fonte da Informação Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: