sábado, 10 de março de 2012

VAZAMENTO DO ENEM – MAIS 29 ESCOLAS SOB SUSPEITA


Ministério Público no Ceará pede investigação de instituições que também tiveram acesso às questões do exame

A Fundação Cesgranrio, que aplicou o pré-teste no Ceará em 2010,
 confiou o material sigiloso a 30 escolas, incluindo o Colégio Christus
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) solicitou, ontem, que a Polícia Federal inicie um processo de investigação de mais 29 escolas do Estado, além do Colégio Christus, por suspeita de vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.
De acordo com o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, a Fundação Cesgranrio, responsável por aplicar o pré-teste no Estado em 2010, confiou o material sigiloso a 30 escolas, não sendo o Colégio Christus o único a ter acesso às questões. Para ele, as investigações devem continuar para saber até que ponto ocorreu o vazamento.
O procurador ressalta ainda que, após o cancelamento de uma das duas edições do Enem em 2012, que ocorreria em abril, o resultado da última prova será levado em consideração para a segunda chamada do Sistema Único de Seleção (Sisu), processo que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior baseado nas notas do Exame Nacional.
"Um resultado que está comprometido não pode ser usado em hipótese alguma. Essa edição do Enem está cada vez mais comprometida com esse vazamento e, por isso, estamos muito preocupados", afirma.
Costa Filho protocolou na Justiça Federal o pedido de intimação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, para que forneça os cadernos do pré-teste realizado em 2010. O objetivo do MPF-CE é comparar se houve mais questões semelhantes às usadas no Enem, além das 14 anuladas para os estudantes do Colégio Christus.
Segundo o procurador, o pedido é para que todas as escolas que serviram de instalações para a aplicação do pré-teste também sejam investigadas sobre a possibilidade do vazamento. Para ele, a fundação responsável pela aplicação do teste deveria se certificar do sigilo da prova, o que não foi feito. Costa Filho ressalta ainda que esse problema só ocorreu devido à deficiência no sistema utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para a realização das provas.
Na última quinta-feira (8) a procuradora da República Maria Candelária Di Ciero, após as investigações da Polícia Federal, encaminhou denúncia para a Justiça Federal no Ceará contra cinco pessoas responsáveis pelo vazamento das questões do Enem 2011. O processo, que foi entregue na 12º Vara da Seção Judiciária do Estado do Ceará, solicita punições para duas representantes do Inep, uma representante da Fundação Cesgranrio e uma coordenadora e um professor do Colégio Christus.
 RENATO BEZERRA
ESPECIAL PARA CIDADE
FONTE DA INFORMAÇÃO DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: