quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


 COPA DO BRASIL 2012

Pelo segundo ano consecutivo, Ceará, Fortaleza e Horizonte ficam no mesmo chaveamento do torneio
Já está delineado o caminho para os três representantes do futebol cearense na Copa do Brasil 2012. Com a tabela divulgada ontem pela Confederação Brasileira de Futebol, Ceará, Fortaleza e Horizonte, conheceram seus adversários na primeira fase do torneio, além de serem possíveis rivais caso avancem na competição, que será disputada por 64 clubes.
O Ceará, como campeão estadual de 2011, encara o Gama/DF, o Horizonte, campeão da Copa Unimed, mede forças com o América/RN e o Fortaleza, classificado pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF, joga contra o Comercial/PI.
O Vovô e o Leão podem eliminar o segundo jogo como mandante em caso de vitória por dois gols de diferença. Já o Horizonte manda a primeira partida e só fará o segundo jogo com o América, caso não perca pela diferença de dois gols.
nalisando o diagrama das fases do torneio é possível projetar adversários dos três cearenses em caso de êxito na etapa inicial. Na 2ª fase, o Vovô pode encarar o Luverdense/MT ou Paraná/PR, o Horizonte enfrentará Palmeiras ou Coruripe/AL e o Fortaleza pode ter como adversários o Náutico/PE ou o Santa Cruz/RN.
Como curiosidade, Ceará e Horizonte podem encontra-se nas oitavas de finais, ou um deles bater de frente com o Fortaleza em uma hipotética semifinal. Mas, para um confronto inédito nas semi, os cearenses teriam que deixar pelo caminho times fortes como o já citado Palmeiras, além de Cruzeiro, Atlético/PR e Grêmio.
O sucesso na competição não seria utopia se atentarmos para as campanhas dos representantes cearenses na edição deste ano. Assim como ocorrerá em 2012, Ceará, Fortaleza e Horizonte foram os representantes do Estado e distribuídos no mesmo chaveamento. E obtiveram sucesso, principalmente Ceará - que foi às semifinais eliminando o Cuiabá, Brasiliense, Barueri, Flamengo w parando no Coritiba - e Horizonte - que em sua primeira participação eliminou o ASA/AL e o Guarani de Campinas, só parando no Flamengo nas oitavas-de-final. Já o Fortaleza passou pelo Fast/AM foi eliminado na 2ª fase, também pelo Flamengo, no Castelão.
A edição 2012 da Copa do Brasil será a última sem os times que jogam a Libertadores no mesmo ano. Atualmente com 64 clubes a disputando e sem os seis que atuarão na competição continental - Santos, Corinthians, Vasco, Internacional e Flamengo - em 2013 a Copa do Brasil sofrerá um "upgrade".
Os times classificados para a Libertadores também jogarão a Copa do Brasil, que será disputada por 86 clubes. Os times da Libertadores só entrarão nas fases mais avançadas. Além do inchaço de clubes, a duração do torneio também foi modificada. Se a edição do ano que vem encerra-se em 25 de julho, a partir de 2013, a competição se estenderá até novembro.
PONTUAÇÃO: CBF atualiza ranking após unificação e cria polêmica
A decisão da CBF de unificar os títulos da Taça Brasil (1959 a 1968), Taça de Prata (1967 a 1970) como Campeonatos Brasileiros, disputados de 1971 até hoje, já tinha sido pivô de polêmicas pelos critérios adotados.
E outra medida da entidade promete colocar pimenta nas discussões. Isso porque, a CBF acrescentou ao seu Ranking Nacional de Clubes os pontos referentes aqueles torneios apenas para os campeões (60 pontos) e vices (59) de 1959 a 1970, desconsiderando as posições inferiores ao terceiro lugar. Critério diferente do adotado nos Campeonatos Brasileiros das Séries A, B, C e D, e Copa do Brasil, quando todos os participantes pontuam.
Com isso, o Fortaleza foi beneficiado com os pontos dos antigos torneios, somando 118 a mais pelos dois vices da Taça Brasil em 1960 e 1968.
Com a atualização do ranking o Vovô é o 24º com 1108 pontos (somando 53 pela Copa do Brasil e Série A em 2011) e o Fortaleza o 28º com 845 (somando mais três pela Copa do Brasil e Série C).
Mas a posição de ambos poderia ser melhor. Isso porque, a medida da CBF, esquecendo de somar pontos aos clubes a partir da terceira colocação os prejudicou, já que a dupla destacou-se nas competições da época.
O Leão deixou de somar mais 160 pontos pelo 6º lugar (em 1961 e 1965), além do 11º (1966), o Ceará, deixou somar 219 pontos pelo 7º lugar (em 1959 e 1962), pelo 8º (1963) e pelo 3º (em 1964).

VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER
Fonte da Informação Diário do Nordeste

Nenhum comentário: