domingo, 21 de agosto de 2011


PSB (40) MUNICIPAL PREPARA DESTITUIÇÃO DA
EXECUTIVA DE FORTALEZA

Foto Jornal Diário do Nordeste
O diretório municipal do PSB de Fortaleza, representado por dois terços dos seus integrantes, após adotar algumas providências já oficializadas às direções estadual e nacional da agremiação, trabalha a destituição da executiva do partido, hoje presidida pelo ex-vereador Sérgio Novais. Há várias razões apontadas para essa tomada de decisão, dentre as quais o atrelamento de Sérgio à prefeita Luizianne Lins (PT) e os rumos por ele e outros tomados quanto à sucessão municipal na Capital.
Além das providências adotadas em relação às instâncias superiores do PSB, a maioria dos integrantes do diretório municipal também foi à Justiça Eleitoral para desautorizar ações da atual executiva, sob a alegação de que elas, principalmente as novas filiações, foram feitas ao arrepio do diretório e com indícios de fraudes, em razão de nos últimos tempos aqueles filiados não terem participado de qualquer reunião deliberativa do diretório.
O sentimento da maioria do partido é de ter um candidato à Prefeitura de Fortaleza, com reais condições de disputa, aproveitando a liderança do presidente estadual da agremiação, governador Cid Gomes, o que não seria a deputada Eliane Novais, irmã de Sérgio, como apontou a ata anulada pela maioria do diretório municipal, que a considerou fraudada.
Esse imbróglio no núcleo municipal do partido e a posição adotada pela deputada Eliane na Assembleia têm causado desconforto ao Governo. Mas dele não se conhece qualquer manifestação pública registrando o fato, nem tampouco de ter feito gestões no sentido de reverter a situação. Ao contrário, tem dado demonstração de desprezo como se insignificantes fossem.
Há notícias de a prefeita Luizianne Lins também estar sentindo-se incomodada com tudo isso, embora nada tenha com o seu partido, mas pelo fato de alguns estar associando a ela o posicionamento da deputada Eliane Novais, em confronto com o Governo, de cuja eleição participou, no ano passado.
Um aliado da prefeita fez chegar ao conhecimento do Governo essa inquietação com o objetivo claro de evitar mais um complicador na tensa relação política entre as duas principais autoridades políticas do Estado, interessados em manter a coligação que PT e PSB mantêm desde a eleição de 2006, passando por 2008 e 2010, caminhando para o seu momento mais difícil, no caso da sucessão da prefeita.
A cada dia mais enfáticas são as manifestações de integrantes do PSB, em Fortaleza, na defesa de uma candidatura própria do partido à Prefeitura da Capital. O governador, interessado na manutenção da aliança, está praticamente só quando fala em apoiar a um candidato do PT em Fortaleza.
Com a liderança que exerce e se as eleições fossem acontecer proximamente, sem sombra de dúvida ele reverteria com certeza esse quadro. Mas, a distância a percorrer até junho do próximo ano, quando todas as candidaturas terão que estar definidas, aliados aos problemas de relacionamento dos seus correligionários com a administração municipal, fica difícil acreditar esteja ele disposto a querer levar os comandados para onde não estão querendo ir.
Os dois principais aliados políticos de Cid Gomes, os irmãos Ciro e Ivo, são defensores de um candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza. Coincidentemente, ambos são críticos contundentes da atual administração municipal e os principais tocadores dos entendimentos políticos do Governo e partidos aliados.
O ex-ministro Ciro Gomes, recentemente, entregou ao diretório estadual do PSB um relatório sobre todos os entendimentos feitos em mais de 100 municípios cearenses, onde conseguiu formar as novas direções municipais, responsáveis que serão pelas escolhas dos candidatos do partido às prefeituras.
Fonte da Informação DN

Nenhum comentário: