sexta-feira, 26 de agosto de 2011

GOVERNO RECEBE COMANDO DE GREVE E ABRE CANAL DE DIÁLOGO

O Comando de Greve em Camocim após os últimos acontecimentos na capital, realiza nesta tarde reunião no Sindicato APEOC, com os professores grevistas, para traçar as ações do Sindicato e professores em Camocim e região.
Após reunião com o Governador Cid Gomes, realizada ontem a noite, na qual houve uma “conversa” entre o Sindicato APEOC e o governador, que aceitou negociar, desde que a greve seja cancelada. O Sindicato APEOC convocou Assembléia Geral para segunda-feira, dia 29, às 15 horas, no Ginásio Aécio de Borba em Fortaleza-CE, na qual será definida os rumos da greve geral que teve início no último dia 05 de agosto.
A reunião contou as presenças dos Deputados Artur Bruno, Deputado Antonio Carlos, Lula Morais, Professor Teodoro e Dede Teixeira. O logo no início da audiência com Governador, o Chefe do Executivo fez questão de esclarecer que a reunião não era de negociação e sim diálogo, considerando que o Governo não negocia com categoria em greve. O Governador Cid Gomes fez relato argumentando que tem dado prioridade à Educação e relatou que concedeu reajustes diferenciados e progressões excepcionais e disse a que proposta apresentada não foi com o objetivo de prejudicar e que oferecia ganhos. Em seguida o Presidente do Sindicato-APEOC, professor Anizio Melo, fez relato do processo de negociação, reconhecendo que houve avanços, porém naquilo que é central que a carreira isso não ocorreu. Pontuou a defesa do piso na atual carreira do magistério e que a proposta apresentada não contempla os interesses da categoria.
Já o Governador fez a seguinte proposta: "suspendam a greve que abro o orçamento da educação para em processo de negociação verificar o que poderá ser aplicado a mais com o pagamento de professores.”. E disse que a proposta não será enviada à Assembleia Legislativa, enquanto não houver acordo com a categoria e que se preocupa em relação ao cumprimento da lei do piso e que estuda a possibilidade de enviar mensagem à Assembleia dispondo que nenhum profissional do magistério público estadual receberia menos que o valor do piso.
O Governador reafirmou que aquela proposta anunciada não mais existe e que as negociações seriam reiniciadas sob um novo patamar e o orçamento seria aberto, com a discussão inclusive da reserva de um terço da jornada para atividades extraclasse a ser implantado de forma progressiva.
O Governo ainda se prontificou em assinar um Termo de Compromisso junto ao Ministério Público, caso a greve seja suspensa, nos seguintes termos:
“- Não existe mais aquela proposta as negociações sobre a carreira partiria do marco zero, com abertura do orçamento da educação e folhas de pagamento para consultas e repercussões financeiras;
- Não seria enviada mensagem referente ao piso e a carreira enquanto não houvesse consenso;
- Cronograma com prazo de referência para concluir os trabalhos em até 30 dias; - Ampliação da Comissão de negociação para mais 04 membros;
- Registro dos termos dessa audiência junto ao Ministério Público na próxima segunda-feira;
- Registro Oficial de proposta.”
Fonte da informação Site APEOC

Nenhum comentário: