terça-feira, 19 de julho de 2011


GUARDAS MUNICIPAIS EVITAM FURTO NO CENTRO DE CAMOCIM

Foto BLOG FTA
Hoje pela manhã, lá pelas 11h30’, numa ação efetuada por dois Guardas Municipais, GM Elialdo e GM Abreu, um adulto, identificado como Marcelo e um menor de iniciais M.N.S. de 17 anos, que realizaram um furto na Loja Stylo Atual e em um dos Box da Praça do Mercado, foram impedidos de levarem a cabo o seu intento. O menor foi capturado pelos Guardas, ainda com a blusa, produto do furto, sendo que o maior fugiu. Nessa empreitada a Guarda foi apoiada pela FORÇA TÁTICA MOTOS (Cb Roosevelt, SDs Félix e Gouveia) e pelo RONDA (SDs Gecilio e Paulo), que se deslocaram até a casa do menor, na tentativa de prender o irmão do mesmo, mas ele não se encontrava, sua mãe porém entregou a bermuda furtada.
Foi realizado um B.O.C. (Boletim Circunstanciado de Ocorrência) por Furto.

COMENTÁRIO

Essa é a verdadeira Guarda Civil Municipal de Camocim, que mesmo com poucas condições e pouco apoio logístico, faz o seu trabalho. Apesar da Constituição Federal no seu Art. 144, parágrafo 8° dizer apenas que: “Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.” Assim não sendo uma obrigação direta dos Guardas em realizarem o tal ato. Mas levando em conta o que diz a primeira estrofe do Hino da Guarda Municipal1:
“Nós somos da Guarda Municipal
Sempre alerta e vigilante contra o mal
Temos amor e muito orgulho
Da nossa missão constitucional.”
Podemos perceber que esses Guardas fazem sua atividade com “amor e orgulho”, pois mesmo sem condições de segurança pessoal, eles tiveram a ação de agir, quando foram acionados.
O que vemos nas rádios e nos blogs são noticias onde sempre dizem que a Guarda não faz nada, não age. Assim, temos que valorizar essas ações, pois essa é a parte da Guarda Civil Municipal de Camocim, que faz o seu serviço. Para quem não sabe, a Guarda é feita de dois grupamentos, o dos Agentes de Trânsito, responsáveis pela fiscalização, organização e cumprimento das leis de trânsito em Camocim, e o dos Guardas Municipais, que devem zelar pelo patrimônio público municipal e quando solicitados apoiar o trabalho dos Agentes.
GM Elialdo e GM Abreu
Iguais a esses dois Guardas (foto ao lado), acima citados, temos vários, que todo dia saem de suas casas para trabalhar, deixando suas famílias preocupadas se a noite eles estarão em casa sã e salvos. Mesmo sem as condições já relatadas nas noticias dos BLOGs e nas Rádios, eles não temem, fazem o seu serviço, apenas com uma tonfa e com o apoio de Deus. Eles levam a sério o que diz a segunda estrofe do Hino da Guarda Municipal:
“Guardas Municipais não esqueçamos
Camocim nos delega nobre missão
Sempre a ela nos dedicamos
Dando ao povo tranqüilidade e proteção”
No que depender desses Guardas e de outros iguais a eles, o povo de Camocim pode ter certeza, teremos tranqüilidade e estaremos protegidos. Pois como nos diz o refrão do Hino da Guarda Municipal:
“Valorosa Guarda Municipal
Temos por missão sempre bem servir
Seja teu verbo de paz e de amor
Pelo bem, honra e glória de Camocim.”

José Maurício Silva Lima
Servidor Público Municipal, membro da
Guarda Civil Municipal de Camocim
1 Hino da Guarda Municipal de Camocim
Letra Cel Francisco Haroaldo de Sousa
Música Maestro João Miguel

Nenhum comentário: