domingo, 10 de julho de 2011


CINEMA EM ASSENTAMENTOS

Publicado em 10 de julho de 2011, no Jornal Diário do Nordeste

Projeto leva a sétima arte para assentamentos e comunidades rurais de 41 Municípios de todas as regiões do Ceará

Ir ao cinema sem precisar "quase" sair de casa. Ao mesmo tempo, experimentar a sétima arte pela primeira vez. Com este objetivo - universalizar o acesso ao cinema -, é que a Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (Acace), em parceria com o Banco do Nordeste, lança o Projeto Cinema da Terra: Arte e Cultura em Assentamentos da Reforma Agrária, durante o Encontro Estadual dos Jovens do Campo que acontece, nesta Capital, no período de 21 a 25 de julho.
Aos moldes mambembes, somente entre os meses de julho e setembro, o projeto vai passar por 41 Municípios diferentes do interior do Ceará, contemplando todas as regiões. "É a oportunidade do povo do campo ver, pela primeira vez, uma seção de cinema", explica o jovem assentado e assessor do projeto, Marcelo Matos. Durante a execução do Cinema da Terra, prevista para um ano, cerca de 200 filmes brasileiros, entre documentários e ficção, serão veiculados. "Nosso foco mesmo é no cinema brasileiro, em especial os trabalhos do Nordeste e do Ceará. Vamos mostrar que também fazemos bons filmes".
Um grupo de 25 pessoas, capacitadas em audiovisual, percorrerá as cidades contempladas. Divididas em quatro grupos, realizarão as atividades do projeto. Cedinho, um carro de som passará pela comunidade convidando as famílias para a exibição. "A Brigada de Teatro, formada por jovens de vários assentamentos, vai passar de casa em casa convidando para a noite. Levaremos teatro e música, além do cinema para os assentamentos e comunidades rurais", afirma Matos.

Formação
Enquanto as famílias se preparam para o cinema, jovens da comunidade serão capacitados para desenvolverem atividades culturais no seu local de morada. "Queremos discutir a sustentabilidade, a agroecologia, o papel da mulher, a cultura, a arte. Proporcionar a formação da juventude também", diz. Durante o evento, denominado como Festival de Cultura, também será realizado concurso de música e poesia, premiando as melhores expressões artísticas.
Entre os cerca de 200 filmes, o público poderá ver na tela grande os grandes sucessos comerciais "Auto da Compadecida" e "Lisbela e o Prisioneiro", que tratam da cultura nordestina, e o documentário "O Sonho de Rose", que mostra a vida de comunidade rurais, que após anos de luta pela terra, eles conseguem transformar seus sonhos em realidade trabalhando como pequenos agricultores em cooperativas ou associações.
Além de possibilitar o acesso à sétima arte, os organizadores pretendem discutir temáticas pertinentes às comunidades rurais: cangaço, reforma agrária, história do Ceará e do Brasil, violência, drogas, saúde, educação, agroecologia, entre outros, tudo a partir da exibição dos filmes. "Estamos levando cinema gratuito, incentivando às comunidade, animando, discutindo. Eles também têm que ter acesso aos produtos culturais, por direito e para permanecerem no campo", afiram Marcelo Matos. Depois de cada filme, será realizado debate entre as famílias sobre a temática.
A infraestrutura será toda montada para receber as famílias assentadas em uma sala de cinema ao ar livre. Equipamentos de audiovisual foram adquiridos a partir do financiamento do BNB. A Acace deu a contrapartida do carro e sua equipe. Nos 41 Municípios, 139 assentamentos e comunidade rurais serão visitadas. Adultos, jovens e crianças serão atendidos e contemplados com os filmes. Além disso, o projeto estará fazendo um registro visual de todo o Festival. "Vamos fazer um documentário sobre o projeto e também resgatar a história dessas famílias na luta pela terra", conta Matos.

Patrocínio
O Projeto Cinema da Terra foi um dos selecionados do Programa BNB de Cultura. "Esse patrocínio segue a premissa do Banco de apoiar e valorizar o público nordestino. Oferecer alternativas culturais para o campo é uma forma de colaborar para o crescimento pessoal e, assim, contribuir para a evolução do Nordeste como um todo", afirmou o gerente do Ambiente de Comunicação Social, José Maurício Silva. Em 2011, destinará R$ 6 milhões para projetos.

Beneficiados
Baixo e Médio Jaguaribe: Aracati, Icapuí, Russas, Potiretama e Jaguaruana;
Sertões de Crateús e Inhamuns: Crateús, Ararendá, Independência, Tamboril, Monsenhor Tabosa e Santa Quitéria;
Vale do Curu: Tururu, Itapipoca, Amontada, Umirim e Itarema;
Metropolitana: Aratuba, Acarape, Baturité, Chorozinho e Itapiúna;
Sertões de Canindé: Itatira, Canindé, Paramoti, Caridade, Boa Viagem e Madalena;
Centro-Sul e Cariri: Icó, Antonina do Norte, Crato, Aurora e Jati;
Sertão Central: Quixeramobim, Quixadá, Senador Pompeu, Pedra Branca, Choro e Mombaça;
Norte: Irauçuba, Santana do Acaraú e Sobral.

MAIS INFORMAÇÕES
ACACE
Contato: Messias Dias
Telefone: (85) 3257.5630

Emanuelle Lobo – Repórter

Fonte da informação:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1008985

Nenhum comentário: