quarta-feira, 15 de junho de 2011


MATADOURO É INTERDITADO PELO SEMACE

MATADOURO PÚBLICO DE CARIÚS
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Hoje lendo o Jornal Diário do Nordeste, me deparei com a seguinte notícia: “Matadouro público é interditado na cidade de Cariús”, segundo a SEMACE, a unidade funcionava sem licença ambiental e causava poluição. Por incrível que pareça, fiquei feliz ao ler essa noticia, pois logo me veio a mente, o Matadouro Público de Camocim e o outro. Isso nunca vai acontece com nossos Matadouros, nem com o verdadeiro e nem com o outro, já que nem um funciona.
De acordo com o texto no jornal, o fechamento do matadouro deve-se a poluição causada ao meio ambiente, já que os dejetos estavam sendo jogados no Rio Cariús, por esse motivo o Município foi multado pela SEMACE em R$ 10 mil reais. Vale ressaltar que isso se deu devido a procedimento administrativo movida pelo Ministério Público Estadual (MPE). Sendo que a promotoria solicitou da Semace e do próprio MPE inspeção técnica na qual foi constatado o dano ambiental.
Veja o que disse o representante da administração pública, o secretário de Infraestrutura, Antônio Nilberton de Morais, sobre o ocorrido:
“...hoje, o prefeito de Cariús, Gilvan Oliveira, iria procurar a Semace, em Fortaleza, para obter informações sobre o modelo do projeto de tratamento dos resíduos e solução provisória para o abate dos animais. "Vamos respeitar o embargo e procurar uma solução para atender a população". Outra medida será a solicitação de recursos públicos para a construção de um novo abatedouro.” 1
Apesar de questionar a legalidade da interdição e da aplicação da multa, pois segundo o secretário, Município não foi advertido anteriormente por parte da Semace, a prefeitura vai fazer tudo que for possível para solucionar o problema em um curto tempo.
Texto: Maurício Lima
1Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: