domingo, 4 de dezembro de 2011


CORINTHIANS SEGURA EMPATE COM PALMEIRAS E É PENTACAMPEÃO BRASILEIRO

São Paulo (SP)

O Corinthians precisou encarar um jogo tenso, mas conquistou neste domingo seu quinto título brasileiro. Em duelo com confusão nos minutos finais, no Pacaembu, o Timão segurou o empate por 0 a 0 com o Palmeiras e levantou a taça do Brasileirão.
Além de fazer o resultado necessário para se sagrar campeão sem depender de qualquer outro resultado, o Alvinegro ainda foi beneficiado pelo empate do Vasco com o Flamengo, no Engenhão. Nos minutos finais, Jorge Henrique deu um chute no ar e gerou uma briga generalizada. Após a confusão, João Vitor e Leandro Castán foram expulsos.
Antes disso, o Timão ainda pôde jogar com um jogador a mais durante parte do segundo tempo, depois da expulsão de Valdivia, mas também teve Wallace excluído da partida. O sofrimento marcou o jogo do Corinthians, que levou uma bola na trave em cabeceio na etapa final.
O jogo deste domingo foi marcado por homenagens ao ex-jogador Sócrates, que morreu durante a madrugada. Os jogadores e torcedores do Timão não deixaram passar o jogo sem fazer recordações ao ídolo alvinegro.
Com o resultado deste domingo, o Corinthians conquistou pela quinta vez o Brasileirão, depois de ter erguido a taça nas edições de 1990, 1998, 1999 e 2005. Além disso, o técnico Tite pôde comemorar seu primeiro troféu do campeonato.
O Timão encerra o Nacional com 71 pontos, enquanto o Vasco ficou com 69. Já o Palmeiras termina o campeonato no 11º lugar, com 50. 
A conquista alvinegra também colocou fim à soberania do Rio de Janeiro, pois Flamengo e Fluminense levaram a melhor em 2009 e 2010, respectivamente.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Com o empate sem gols diante do maior rival, os corintianos puderam comemorar o seu quinto título nacional

O jogo: Diante do apoio de sua torcida e empolgado na busca pelo resultado, o Corinthians buscou o ataque nas jogadas iniciais, mas o Palmeiras brecou o ímpeto adversário, muitas vezes cometendo faltas. Patrik, inclusive, foi advertido com o cartão amarelo logo aos cinco minutos.
O Alvinegro chegou a ter uma chance em cobrança de falta da meia-esquerda, mas Alex bateu por cima do gol. Depois de esfriar o jogo do adversário, o Palmeiras passou a segurar a bola e avançar. A situação, então, foi invertida, com o Corinthians cometendo faltas. Mas as duas primeiras oportunidades de Marcos Assunção foram desviadas pela barreira.
Mesmo com mais posse de bola, o Palmeiras também não conseguia ameaçar efetivamente Julio Cesar. Do outro lado, após cobrança de falta, Leandro Castán pediu toque de mão de Leandro Amaro na área palmeirense, mas o árbitro Wilson Luiz Seneme considerou a jogada normal.
O jogo seguiu nervoso, e Alex foi advertido ao derrubar Ricardo Bueno. Com dificuldade para ameaçar tocando a bola, o Verdão insistiu em cobranças de falta de Marcos Assunção, mas Valdivia cabeceou para fora. Com Wallace colado em sua marcação, o chileno tentou armar as jogadas do Palmeiras.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Valdívia acabou expulso no início do  tempo
Mais tranquilo que o adversário em campo, o Palmeiras ameaçou em cruzamento de Patrik, mas Luan não alcançou. Quando o jogo estava perto do intervalo, Valdivia rolou na entrada da área para Cicinho chegar batendo rasteiro. Leandro Amaro desviou na área, mas para fora. Pouco depois, aconteceu o lance mais polêmico da etapa.
Alessandro recebeu em velocidade e deixou na área para William, que caiu na disputa com Henrique. A bola ainda sobrou para Liedson, mas o chute foi desviado pela defesa. Os jogadores do Corinthians reclamaram bastante e pediram pênalti, por um toque do joelho do zagueiro palmeirense no pé do camisa 7. O árbitro, porém, considerou o lance normal e, instantes depois, apitou o fim do primeiro tempo, sem que Deola e Julio Cesar tivessem feito defesas.
As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo. Com menos de um minuto, William deu o primeiro chute ao gol do jogo, pois dominou na entrada da área e chutou rasteiro, fraco, sem dar tanto trabalho ao goleiro Deola.
No lance seguinte, o Palmeiras sofreu uma importante baixa. Jorge Henrique adiantou a bola e sofreu falta de Valdivia. Seneme considerou que o chileno deu uma cotovelada e o expulsou de campo, gerando muita reclamação dos palmeirenses.
Com a expulsão do chileno, o Corinthians se empolgou para buscar o ataque, e Felipão fez sua primeira mudança. João Vitor entrou no lugar de Patrik. Pouco depois, Fernandão assumiu o lugar de Ricardo Bueno.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Jogo teve muita confusão no seu final
Mesmo assim, o Timão seguiu mais perigoso. Liedson passou bem por Gerley pela direita e cruzou, mas Deola espalmou. A pressão persistiu em jogada de Jorge Henrique, que ganhou na corrida pela esquerda de João Vitor e mandou para a área. Liedson não alcançou e Gerley quase mandou contra o próprio gol. O árbitro, porém, marcou impedimento do atacante corintiano.
Com um a menos em campo, o Palmeiras respondeu e criou a melhor jogada da partida até então. Aos 27, Marcos Assunção cobrou falta para a área e Fernandão cabeceou na trave. No rebote, Luan arrematou por cima do gol. Felipão mandou seu time ainda mais para frente, com Maikon Leite na vaga de Cicinho.
O Corinthians, por sua vez, também sofreu sua baixa, pois Wallace foi expulso, mas conseguiu administrar nos minutos finais. Aos 45, Jorge Henrique deu o chute no ar e gerou uma confusão generalizada, que culminou com as expulsões de João Vitor e Leandro Castán. Após a briga, Jorge Henrique foi substituído por Moradei, antes do apito que liberou os corintianos para o grito de campeão.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Antes do início da partida, os atletas se reuniram no meio-campo para prestar última homenagem a Sócrates

Fonte da Informação http://www.gazetaesportiva.net


CEARÁ PERDE EM SALVADOR E ESTÁ REBAIXADO PARA A SÉRIE B


O Ceará está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (4), jogando em Salvador, no Estádio de Pituaçu, o Alvinegro foi derrotado pelo Bahia por 2 a 1.. Na outra partida, em que o Vovô precisaria de uma derrota do Cruzeiro para o Atlético (MG), a Raposa acabou goleando o rival por 6 a 1 e permaneceu na Série A.
Também foi rebaixado o Atlético (PR), mesmo vencendo o rival Coritiba na Arena da Baixada. Já estavam rebaixados América (MG) e Avaí (SC).
A partida começou com o Ceará pressionando o Bahia e tomando as iniciativas de ataque. Logo aos 5 minutos, Osvaldo aproveitou o vacilo da zaga baiana, invadiu a área e chutou em cima do goleiro Marcelo Lomba.
Aos 13 minutos, Camacho arriscou de fora da área e marcou um belo gol. Enquanto isso, o placar em Pituaçu mostrava o resultado do jogo em Sete Lagoas evidenciando a vitória parcial do Cruzeiro diante do rival Atlético Mineiro.
A partir daí, o Vozão diminuiu o ritmo deixando transparecer o abatimento. O Bahia tocava a bola e tentava partir em velocidade com a participação de Lulinha, Camacho e Fabinho.
Depois de uma jogada esquisita de Rudnei e da saída de bola errada na meia, aos 43 minutos, Lulinha tomou a bola, tabelou com Fabinho e concluiu, ampliando o placar em Pituaçu. 2 a 0.
Gol do Ceará
Dois minutos depois, aos 45, Juca lançou na área, Rudnei fez a “parede”, a bola sobrou para Felipe Azevedo, que chutou forte no canto direito de Marcelo Lomba e balançou a rede adversária. Bahia 2 x 1 Ceará.
2º Tempo
Na volta dos vestiários, o Ceará já ciente da goleada do Cruzeiro sobre o Galo, tentava fazer pelo menos a sua parte dentro de campo. Em pelo menos 3 oportunidades, Washington e Felipe Azevedo tiveram condições claras de marcar os gols mas desperdiçaram chances incríveis.
O time do Bahia, já assegurando a vaga  na Copa Sul-Americana, tocava a bola no meio de campo e saía em velocidade com Fabinho e Júnior, que entrou no lugar de Lulinha.
Aos 41 minutos, um torcedor alvinegro invadiu o campo e foi tomar satisfações com Fabrício, pedindo para o zagueiro do Ceará deixar o clube, segundo relato do atleta no final do jogo.
Depois da paralisação, a partida foi retomada, mas o placar permaneceu inalterado. Final de jogo em Pituaçu: Bahia 2 x 1 Ceará. O Vovô, em 18 lugar na competição foi rebaixado para a 2ª Divisão do Brasileiro, juntamente com América Mineiro, Avaí e Atlético Paranaense.

FICHA TÉCNICA:
Bahia 1 x 0 Ceará
Bahia - Marcelo Lomba; Marcos, Paulo Miranda (Dany Moraes), Titi e Ávine; Marcone, Fabinho, Camacho (Nikão) e Gabriel; Lulinha (Júnior) e Souza. Técnico: Joel Santana.
Ceará - Diego; Juca, Fabrício, Thiago Matias e Vicente; Michel, Heleno e Rudnei (Paulinho); Marcelo Nicácio (Washington), Felipe Azevedo e Osvaldo. Técnico: Dimas Filgueras.
Gols - Camacho, aos 13, Lulinha, aos 43, e Felipe Azevedo, aos 45 minutos do primeiro tempo.
Árbitro - Wilton Pereira Sampaio (DF).
Cartão amarelo - Marcelo Nicácio, Fabinho, Marcos, Ávine, Felipe Azevedo e Juca.
Renda - R$ 796.560,00.
Público - 32.157 pessoas.
Local - Estádio de Pituaçu, em Salvador.

Fonte da Informação Jornal Diário do Nordeste

"QUASE CAMPEÃO", CORINTHIANS TENTA EVITAR VEXAME CONTRA PALMEIRAS

Luiz Ricardo Fini e Tossiro Neto São Paulo (SP) - http://www.gazetaesportiva.net

Das nove combinações possíveis de resultados dos jogos do ponteiro Corinthians e do segundo colocado Vasco, oito favorecem o time paulista. Portanto, com o favoritismo ao seu lado na busca pelo título do Campeonato Brasileiro, o Timão luta para confirmar o troféu diante do maior rival, o Palmeiras, às 17 horas (de Brasília), no Pacaembu.
Enquanto o clube cruz-maltino só pode pensar em vitória sobre o Flamengo, a equipe do técnico Tite tem a vantagem de se sagrar campeã mesmo em caso de empate contra o Verdão. Mas ninguém no Alvinegro quer se arriscar, ainda mais depois de ter ficado bem perto da conquista já na rodada anterior.
"Era bom que a gente já tivesse sido campeão na partida passada, pois não teria tanta importância esse jogo agora", diz Liedson, artilheiro da equipe no ano, com 23 gols marcados. "A gente sabe do que precisa para ser campeão. Tem que ter muito cuidado, porque o Palmeiras tem excelente grupo, sua colocação atual na tabela não condiz com sua condição. Mas eu espero que o título se torne realidade no domingo".

Djalma Vassão/Gazeta Press
A equipe do técnico Tite precisa apenas do empate
para conquistar o título do Campeonato Brasileiro
O Corinthians possui 70 pontos no Nacional, contra 68 do Vasco. Se as duas equipes terminarem com a pontuação igual, a taça vai para o Parque São Jorge, em função da vantagem no número de vitórias.
Para tentar tornar o sonho real, o Corinthians aposta em algumas curiosidades. Desde 2003, no início da disputa do campeonato por pontos corridos, nunca o líder da última rodada foi diferente do ponteiro da penúltima. Afora isso, nesta edição, a equipe alvinegra jamais foi derrotada duas vezes pelo mesmo adversário - como o Palmeiras saiu vitorioso no primeiro turno, a expectativa é de contar com o bom retrospecto de revanches e tirar no mínimo um ponto do rival.
Por outro lado, a torcida palmeirense exige uma vitória sobre o rival, e a diretoria promete mais um prêmio financeiro alto em caso de triunfo, mas o discurso dos jogadores é de que se trata de um clássico como todos os outros. Durante a semana que antecedeu ao Derby, o elenco manteve a cautela para evitar provocações, mesmo prometendo empenho pelo triunfo.
"Para a torcida, vai ser muito bom se ganharmos e ficaremos felizes também, mas não é a mesma coisa que ganhar um título. Temos de pensar em nosso trabalho, e não em prejudicar o Corinthians. Se vencermos, fica tudo mais tranquilo. O importante é o Palmeiras fazer um bom trabalho e terminar o ano bem", argumenta o volante Marcos Assunção.
Sem qualquer pretensão no Brasileirão, os jogadores do Palmeiras admitem a preferência pelo título do Vasco. "Não escondo que minha torcida é pelo Vasco, mas não estou pensando no jogo deles, e sim nosso contra o Corinthians", pondera o atacante Ricardo Bueno.
Na rodada passada, o Verdão cumpriu uma parte da meta estipulada pelos torcedores, que foi a vitória sobre o São Paulo, prejudicado agora na busca pela vaga na Copa Libertadores. A diretoria já pagou o bicho pelo triunfo no Choque-Rei e quer também o triunfo no domingo, mas tenta negar o entusiasmo óbvio de tentar atrapalhar o maior rival.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Luiz Felipe Scolari faz mistério na escalação do Palmeiras para a partida deste domingo

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Luiz Felipe Scolari faz mistério na escalação do
Palmeiras para a partida deste domingo
"Nós vamos fazer o nosso jogo e o que pode acontecer com o adversário é problema dele. Precisamos atuar com dignidade e fazer o jogo que nossa torcida espera", avisa o vice-presidente de futebol do clube, Roberto Frizzo.
Para o clássico deste domingo, o técnico Tite tem três importantes baixas. O volante Ralf, maior ladrão de bolas da competição, e o meia Danilo, principal assistente, levaram o terceiro cartão amarelo e terão que cumprir suspensão justamente na rodada decisiva. Além deles, o atacante Emerson pegou uma partida de gancho no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e também não joga. Sem mistério, ele antecipou os respectivos substitutos: Wallace (que é zagueiro de ofício, mas já foi improvisado no setor quando defendia o Vitória), Alex e Jorge Henrique.
O técnico Luiz Felipe Scolari, por sua vez, não foge de seu habitual mistério para confundir o adversário. O ex-corintiano Thiago Heleno volta a ficar à disposição do treinador e disputa a vaga na zaga com Henrique e Leandro Amaro. Dos três, apenas dois serão escalados na equipe.
Mas o maior suspense é referente ao goleiro Marcos, que não joga desde setembro e está diante da indefinição sobre a aposentadoria. Felipão chegou a cogitar o atleta, mas o goleiro não tem condições de atuar, e Deola segue no time.


FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X PALMEIRAS

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 4 de dezembro de 2011, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Gasse (ambos Fifa-SP)

CORINTHIANS:
Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho, Wallace e Alex; Willian, Jorge Henrique e Liedson
Técnico: Tite

PALMEIRAS:
Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno (Henrique) e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Valdivia; Luan e Ricardo Bueno
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Morre aos 57 anos o ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira Sócrates
Doutor entrou para a história do país pelo bom futebol e por lutar pela democracia
Fonte site R7

Morreu às 4h30 deste domingo (4), em São Paulo, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o Doutor Sócrates, aos 57 anos. O ex-jogador teve passagens pelo Corinthians, Flamengo, Santos e seleção brasileira.
A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria de imprensa do hospital Albert Einstein. A morte foi causada, segundo os médicos, em consequência do choque séptico sofrido pelo ex-jogador na última quinta-feira.
Essa foi a sua terceira internação neste ano. Antes, ele já havia ficado no hospital para tratar problemas no fígado, causados pelo vício em álcool.
Revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto, Sócrates se destacou como um meia habilidoso e líder de grupo. Estreou na equipe em 1974, contra o América-SP, em jogo vencido por sua equipe por 1 a 0. Lá, foi artilheiro e ajudou o clube do interior a conquistar o Campeonato Paulista de 1976.
Após quatro anos no time do interior paulista, transferiu-se para o Corinthians, com o qual conquistou três títulos paulistas (1979, 1982 e 1983) e foi um dos idealizadores da chamada Democracia Corintiana, em que jogadores tomavam parte nas decisões que influenciariam o time.
Adorado por uns e incompreendido por outros, deixou o Corinthians em 1984, após seis anos no clube paulista, e foi para a Itália, onde atuou pela Fiorentina.
Retornou ao Brasil dois anos depois para vestir a camisa do Flamengo, e logo que chegou conquistou o Campeonato Carioca daquele ano.
Ainda jogou no Santos, também por dois anos, antes de encerrar definitivamente a carreira.

Seleção brasileira

Um dos principais nomes da seleção brasileira em sua geração, ele disputou duas Copas do Mundo pela equipe, em 1982, na Espanha, e 1986, no México.
Sócrates acabou marcado por um pênalti perdido contra a França, na Copa do Mundo de 1986, que culminou com a eliminação do Brasil do Mundial.
Antes, em 1982, fez parte da seleção que entrou para a história pelo bom futebol apresentado, mas mesmo assim foi eliminada pela futura campeã Itália, no jogo que é considerado uma das maiores tristezas esportivas para o povo brasileiro.

O Doutor

Paralelo à carreira de jogador de futebol, Sócrates estudava medicina. A dedicação lhe rendeu a alcunha de Doutor, que o acompanhou por toda a carreira.
A clareza nas palavras o fez assumir papel de destaque na geração que brigava por liberdade no país. Além de ser um dos líderes da Democracia Corintiana, Sócrates se fazia ouvir nos protestos a favor das eleições diretas para presidente, na década de 80.

Conheça a vida e a carreira do Doutor Sócrates

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

AL aprova mensagens de professores e do VLT

Publicado em 2 de dezembro de 2011 no Diário do Nordeste Online
Clique para Ampliar
Deputado Antônio Carlos, líder do Governo, pediu regime de urgência para o aumento salarial do magistério
FOTO: BRUNO GOMES
A proposta que trata da majoração salarial dos professores chegou ontem à Assembleia e já está na pauta de urgência
Cinco mensagens do Executivo foram aprovadas ontem, no plenário da Assembleia Legislativa. Dentre elas estava a que autoriza o Poder Executivo a executar programa de apoio ao trabalho de desapropriação, indenização e remoção das famílias abrangidas pelo Projeto do Governo estadual denominado Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) - Parangaba/Mucuripe.

Todas as matérias oriundas do Executivo foram aprovadas por unanimidade e sem discussão. No dia 24 de novembro, parlamentares da oposição reclamaram a aprovação do regime de urgência para a mensagem que trata sobre a indenização dos imóveis que serão desapropriados para a construção da linha férrea por onde trafegarão os trens do VLT.

A deputada Eliane Novais (PSB) disse na ocasião que era necessário discutir a indenização proposta aos moradores que possuem imóveis no valor de até R$ 16 mil, pois a mensagem do Governo propõe um aluguel social no valor de R$ 200 reais. Ela disse ter considerado pouco, acreditando que o ideal seria de R$ 300.

A mensagem já aprovada traz vários tipos de indenizações que diferem a partir do valor dos imóveis. Por exemplo, aos imóveis residenciais ou mistos avaliados em até R$ 40 mil, o proprietário receberá a indenização correspondente e uma unidade residencial, a ser viabilizada pelo Poder Executivo através do Programa Minha Casa Minha Vida. A construção do VLT faz parte das obras de infraestrutura necessárias à realização do Evento Copa do Mundo de 2014.

Também foi aprovada a matéria que concede isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e de Comunicações (ICMS) quando das operações e prestações internas com alimentos enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Outro projeto que recebeu o aval dos parlamentares deu entrada no Legislativo um dia antes da sua votação. Ela dispõe sobre a criação de cargos efetivos na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Ao todo, serão 61 novas vagas, 40 para veterinários e 21 para agrônomos, que serão preenchidas com a convocação dos aprovados do último concurso do órgão, realizado em 2009.

Representação de classe
Os parlamentares aprovaram ainda a mensagem que institui o Comitê Gestor do Cinturão Digital (CGCD) e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que altera os limites de afastamento dos dirigentes de entidades de representação de classe.

Além da PEC apresentada pelo Executivo, foi aprovada uma outra Proposta de Emenda Constitucional de autoria do deputado Lula Morais (PC do B), que acrescenta o dia 25 de março, data da abolição da escravidão no Ceará, como data magna.

Foi levado ainda para votação no plenário o veto governamental ao projeto de lei de autoria do deputado Ronaldo Martins (PRB). A votação foi secreta. Por 26 votos a favor e seis contrários o veto foi acatado. O projeto do parlamentar obrigava os departamentos comerciais a disponibilizarem aos consumidores informações sobre as cargas tributárias embutidas em cada mercadoria.

Ronaldo Martins disse que, em linhas gerais, o seu projeto apenas complementava uma lei já aprovada na Casa de autoria do deputado Heitor Férrer (PDT). "Acreditamos que o projeto contribuiria para a educação fiscal dos consumidores, porém as alegações do veto devem ser consideradas", argumentou.

Urgência
A Mesa Diretora da Casa também colocou em votação requerimento do líder do Governo, deputado Antonio Carlos (PT), solicitando urgência na tramitação da mensagem que altera o vencimento base dos professores de nível superior do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica (MAG). A mensagem chegou ontem à Assembleia. O único voto contrário foi de Heitor Férrer.

Os parlamentares aprovaram dois pedidos de licença dos deputados Lula Morais (PCdoB) e Tin Gomes (PHS), pelo período de 120 dias, para tratar de interesse particular.

HOMOSSEXUAL ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE CAMOCIM


Na localidade de Jacarandá, zona rural de Camocim, Francisco Gilson da Costa Rodrigues, de 30 anos, residente na sede do município, foi assassinado, vítima de uma facada desferida abaixo do peito esquerdo, por volta das 23h45 de quarta-feira (30). Segundo informações de Maria de Fátima da Silva, a vítima era homossexual. Maria havia deixado em casa uma criança de 08 anos, tendo ido em seguida até a uma outra residência, perto do local. Quando lá estava, viu quando Gilson chegou já ensanguentado, caindo em seguida já sem vida. 
De acordo com populares que não quiseram se identificar, a vítima foi vista adentrando em um matagal na companhia de três indivíduos, residentes da localidade, que foram identificados como sendo: José Carlos Pessoa dos Santos, de 18 anos, vulgo "Zé batata" e outros dois menores, de 17 anos cada. Ainda segundo testemunhas, os três ainda ficaram por alguns instantes no local do crime, mas sumiram em seguida. A polícia está realizando diligências no intuito de capturar os suspeitos, mas até o fechamento dessa matéria, ninguém tinha sido ainda encontrado. 
Postado por Tadeu Nogueira às 12:03h no Camocim On Line
Com informações e Foto do Blog Camocim Polícia 24hs
 Ceará: Testado e aprovado
Clique para Ampliar
Atacante Marcelo Nicácio foi titular pela última vez no dia 31 de agosto, contra o Vasco, pela 20ª rodada da Série A
WALESKA SANTIAGO
Em baixa após pênalti perdido contra o Santos, Marcelo Nicácio vira titular, e com o apoio da torcida alvinegra
O período sabático de Marcelo Nicácio no Ceará parece ter acabado. Esquecido por Dimas Filgueiras desde que perdeu um pênalti contra o Santos, no dia 13 de novembro, o jogador reapareceu como titular no treino de ontem no PV e está confirmado para a última (e decisiva) partida do Brasileirão 2011, contra o Bahia, no domingo.

Após o fatídico lance, quando Nicácio desperdiçou a chance de deixar o Vovô na frente, e após ver o gol da vitória do Santos no contra-ataque, o técnico Dimas Filgueiras não o utilizou mais, alegando que estava "protegendo" o jogador dos protestos da torcida. "Nas partidas em casa, não adiantava eu o lançar em campo. Pois a torcida pegaria no meu pé e no dele. Sei como a torcida se abalou com aquele lance. Protegi o Nicácio. Mas agora, fora de casa, ele é meu titular", afirmou Dimas.

Porém a nova chance para o atacante não surgiu da noite para o dia. O técnico vinha observando o desempenho dele nos treinamentos. "É uma nova chance que ele vai ter. O Nicácio é o artilheiro do Ceará no ano. A única falha dele foi perder aquele pênalti. Mas ele vem se empenhando, batendo faltas e pênaltis quando termina o treino. No coletivo de hoje (ontem), ele ainda fez mais gols".

Na movimentação, o jogador marcou três gols - dois com a bola rolando - e foi muito aplaudido pela torcida, mostrando que boa parte dela já esqueceu o lance contra o Santos e os episódios polêmicos envolvendo seu nome, como a negativa de viajar para enfrentar o América/MG.

Uma enquete realizada pela reportagem com 15 torcedores que viram o treino no PV, apenas um não aprovou o retorno do jogador ao time.

Em 2011, Nicácio marcou 24 gols. No Estadual, foram 16 (foi artilheiro), no Brasileirão, cinco, além de dois na Copa do Brasil, e um na Sul-Americana.

O último gol de Nicácio com a camisa do Vovô foi diante do Grêmio, no dia 17 de agosto, na vitória de 3 a 0. Naquela partida, ele marcou duas vezes.

Confiança
Na coletivo de ontem, Dimas formou o time titular com Diego; Heleno, Fabrício, Thiago Matias e Vicente; Michel, Rudnei e Juca; Felipe Azevedo, Osvaldo e Marcelo Nicácio.

Quanto à formação com três atacantes, "o Felipe e o Osvaldo são rápidos e o Nicácio tem cheiro de gol", afirmou Dimas, esbanjando confiança com o retorno do artilheiro.


NO PV
Antes do embarque, Vovô faz treino fechado

Ainda ontem, o técnico Dimas Filgueiras confirmou o time do Ceará que joga contra o Bahia, no domingo, deixando o mistério de lado, como era de seu feitio nessa Série A. Porém, como o time ainda realiza um treinamento de portões fechados, hoje pela manhã, no Presidente Vargas, sem a presença da torcida e imprensa, o técnico pode estar preparando alguma surpresa para o domingo.

Se Filgueiras não resolver modificar o time que treinou ontem, o Ceará entra em campo com Diego; Heleno, Fabrício, Thiago Matias e Vicente; Michel, Rudnei e Juca; Felipe Azevedo, Osvaldo e Nicácio.

Dimas Filgueiras manda recado para a torcida do Ceará



Mudança forçada mesmo só em caso de suspensão do zagueiro Fabrício, que será julgado hoje à tarde pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por expulsão contra o Corinthians, no último dia 16 de novembro, no PV. O atleta pode ser punido com até três jogos de suspensão. Se for punido por duas ou três partidas (Fabrício já cumpriu suspensão automática contra o Grêmio), ele ficará fora da última rodada.

Dimas já confirmou que se Fabrício não puder jogar, Diego Sacoman, que treinou na lateral-esquerda até Vicente se recuperar, será o substituto.

Vetados
Após o treino de ontem no Presidente Vargas, um boletim foi divulgado pelo departamento médico do clube informando que o volante João Marcos e o meia Leandro Chaves estão vetados para o jogo de domingo contra o Bahia. A contusão de ambos é na coxa. 

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER
JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE