segunda-feira, 30 de março de 2015

DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA E DA POLÍTICA

Foto Pertencente ao  Comitê Cearense pela
 Desmilitarização da Polícia e da Política
Na discussão acerca de qual é o papel da Polícia Militar no Brasil hoje, muitas polêmicas e contradições são apresentadas como argumentos. De um lado, temos um dado concreto de que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais encarcera pessoas (atrás de E.U.A. e Rússia), ao passo que em outro instante existe um senso comum de que vivemos em um permanente estado de pânico, sentimento de impunidade, e a violência é uma demanda constante de boa parte dos brasileiros.
Ora, se encarceramos em massa, mas ainda há uma insatisfação coletiva quando o tema é segurança pública, significa que há um grande equívoco de atuação da Polícia Militar. Hoje, a Polícia Militar, carregando resquícios da polícia social da Ditadura, cumpre o papel de inimiga da população: extermina jovens negros na periferia, forma milícias para exercer controle social em comunidades e atua de forma truculenta nas manifestações populares, reprimindo jovens e trabalhadores através das chamadas "armas não letais".
Além disso, é importante ressaltar que os militares hoje também buscam ocupar a política. As últimas eleições municipais foram marcadas por candidaturas ligadas a militares, como por exemplo a candidatura do Coronel Telhada (Coronel da Rota), um dos vereadores mais votados da cidade de SP, que inclusive não tinha medo de mostrar sua cara, aparecendo fardado em suas propagandas.
Desmilitarizar a Polícia e a Política é uma tarefa importantíssima no presente e um passo fundamental para a superação de um passado, representando, além disso, um avanço dos direitos humanos.

Texto publicado no site Construção Coletiva, acessado dia 30 de março de 2015, no link: http://www.construcaocoletiva.org/portal/index.php/notaseartigos/desmilitarizacaopoliciapolitica

O texto a cima nos fala de uma verdade absoluta, mas não podemos deixar de lembrar que a policia é feita por pessoa de carne e osso, que têm família, mulher, filhos, que também sofrem com a falta de educação, saúde, moradia, baixos salários, que também moram nas periferias e que é trabalhando na policia que ele tira o seu sustento. Olhar de modo superficial, apenas para colocar a culpa na policia, é muito fácil. Temos que ter em mente, que os policiais são empregados assalariados, e como tal, cumprem ordens, por que precisam dos salários para manterem suas famílias. Assim esse problema é bem mais complexo do que se pensa.

Nenhum comentário: