sexta-feira, 23 de setembro de 2011

 GUARDA MUNICIPAL: O QUE VOCÊ NÃO SABE

Foto do Blog da Guarda Civil  Municipal
 A Guarda Municipal está prestes a perder mais um de seus componentes, nos últimos 4 anos a Guarda viu sair de suas “fileiras” em torno de 10 membros, entre Guardas e Agentes. Sendo que ninguém foi convocado para suprir a saída deles.
Muito se fala da inoperância da Guarda Municipal, que fica sempre patente, no momento que a Policia Rodoviária Estadual-PRE resolve das as “caras” por nossa cidade. Mas na realidade pouco se sabe em relação ao que acontece no interior da Guarda. Nesses quatros anos vários foram os que saíram da Guarda em busca de melhores condições de trabalho e de salários. O normal seria a Prefeitura convocar os classificáveis para suprir a saída dos Guardas e Agentes, vistos que os cargos já estão criados, seria apenas a manutenção do número do efetivo da Guarda Municipal. Mas isso não é feito, não sei se por ineficiência da parte administrativa ou por não haver uma solicitação direta por parte do comando da Guarda. Uma coisa é certa, dentro da Guarda muito coisa acontece de errado. Por exemplo, pessoas são colocadas em “funções” que não existe no Estatuto da Guarda (Lei Municipal) só para que eles possam receber hora-extra, lembram das denuncias feitas pelo Camocim OnLine. Quem nomeia é o próprio comando, quando na verdade deveria ser feito uma prova interna de conhecimentos e somente os que passassem poderiam assumir as funções. Mas, o Estatuto da Guarda, só é lembrado quando se quer punir alguém, por exemplo. Outra coisa, que a meu ver, podemos chamar de perseguição, licenças sem remuneração, prevista em Lei Municipal, só é dada, se você for eleitor do prefeito. Tem um Agente de Trânsito que teve que voltar da licença, com a justificativa de “necessidade do serviço”, só que outro Agente foi liberado para tirar licença, mesmo existindo essa “necessidade do serviço”. Tenho para mim, eu isso é no mínimo incoerência.
No fim do ano, dizem que, vai haver concurso para a Prefeitura e terá vagas para a Guarda Civil Municipal, tanto para Guardas, quanto para Agentes. Para aqueles que pensam em fazer o concurso e querem ser membros da Guarda Civil Municipal, aconselho pensar duas vezes antes de fazer a inscrição. Mas se resolver que vai fazer, veja algumas dicas de quem já foi Guarda, primeiro aprenda a ser falso, segundo saiba que você terá que esconder em quem você vota, senão será perseguido pelos que votam no prefeito atual, mesmo que não vote em nem um dos dois lados, terceiro saiba obedecer ordens, pois quando o Fiscal ou Supervisor (funções que não existem no Estatuto da Guarda) mandarem ou pedirem para que você faça alguma coisa ou até mesmo para não fazer, não pense duas vezes, porque senão você será mudando de equipe. Sim, sobre as equipes, atualmente são três, a escala é de um dia de trabalho por dois de folga, sendo que num dia você passa a noite na Guarda de plantão e em outro você trabalha apenas até o início da noite, indo dormir em casa.
 Maurício Lima
P.S.
Eu também recebi essas horas-extras.
Caso você queira mais informações, mande suas perguntas para mim, que responderei.

Nenhum comentário: