quinta-feira, 9 de março de 2017

O FIM DA APOSENTADORIA

O Brasil vive um momento muito complicado atualmente. Nós estamos sendo governados por um presidente ilegítimo, a democracia foi colocada em “cheque”, o Judiciário está de joelhos e nada faz para impedir a venda do Brasil para os governos estrangeiros, e por último e muito mais perigoso, estamos ameaçados de perdermos o direito a aposentadoria.
O governo ilegítimo de Michel Temer pretende fazer uma reforma na previdência que vai obrigar o trabalhador a se aposentar com no mínimo 65 anos. O problema, é que a população não está percebendo o que está acontecendo. Fazendo alguns cálculos aqui de cabeça, levando em conta o que já foi falado sobre a proposta enviada aos parlamentares, para que o trabalhador que ganha por mês um Salário Mínimo, possa após a aposentadoria continuar ganhando esse mesmo Salário Mínimo, ele vai ter que começar a trabalhar aos 16 anos. Parece mentira, mas é isso mesmo. A aposentadoria integral, isso com 100% do salário que o trabalhador recebe quando está trabalhando, só será permitida, ao trabalhador que tiver 49 anos de Contribuição Previdenciária. Assim, você que hoje tem 16 anos, teria que começa a contribuir para a Previdência agora, mesmo que não esteja trabalhando. Pois cada ano a menos de contribuição, será descontado um percentual sobre o salário que você receberá ao se aposentar, claro, se viver o suficiente. Levando em conta, que hoje, a maioria dos trabalhadores só conseguem empregos com Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada, apenas após os 19 anos, esses trabalhadores só poderiam se aposentar com todos os direitos ao completarem 68 anos de idade, se caso completarem. A aposentadoria é um momento da vida do trabalhador, onde ele pensa em aproveitar para viajar, curtir a família, conviver com os netos, mas pelo visto, com essa proposta vergonhosa de reforma da previdência, o destino do trabalhador, vai o curtir o cemitério.
Olhando para tudo isso, faço aqui algumas perguntas:
Por onde andam aquelas pessoas que foram as ruas contra a corrupção e a favor de tirar a presidenta Dilma?
Será que todos já estão aposentados? E por isso não estão nem ai para o que está acontecendo?
Onde estão os jovens estudantes, que hoje têm 16 anos, que com a possível aprovação da reforma da previdência, só vão se aposentar se trabalharem 49 anos?

José Maurício Silva Lima

Nenhum comentário: