quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

NOTA DE REPÚDIO

RECEBEMOS DO ICED - INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO A SEGUINTE NOTA REPUDIO QUE PUBLICAMOS NA INTEGRA:

O Instituto Cearense de Educação – ICED, Escola Técnica a Distância e Polo Presencial dos cursos a distância da Faculdade Educacional da Lapa e demais convênios, vem através deste, demonstrar seu repúdio a matéria publicada no blog Miolo de Pote com o seguinte título: “ICED: ALUNOS COM MEDO SEREM PASSADOS PARA TRÁS”, os responsáveis pelo blog não se deram o trabalho de buscar informações concretas para a produção da matéria, ignorando os preceitos básicos e o CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS BRASILEIROS que em seu Art.7 diz que “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação”.  
Cito ainda o Art.13: “O jornalista deve evitar a divulgação de fatos: a) Com interesse de favorecimento pessoal...”
E por fim o Art.14 alínea a, cita “Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas.”.
Considerando que as informações postadas na reportagem não condizem com a realidade dos fatos, cito: “Vai ser Diploma ou Certificado?”, “Nada foi entregue aos Alunos”. Ocorre que qualquer aluno egresso de qualquer instituição, poderá receber a CERTIDÃO DE CONCLUSÃO, que comprova que seu curso fora concluído, tendo este validade nacional a fins de comprovação de títulos, em seguida a instituição emite o DIPLOMA, que se trata de um documento formal, emitido por uma instituição de ensino, para comprovação de conclusão de curso.
Lastimamos a ausência de ética, profissionalismo e busca de informações sólidas na produção de matérias.
Conforme disposto no Art. 15 - O jornalista deve permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria, quando ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções.
O ICED solicita, com base no artigo supracitado, o direito de resposta, ou a solicitação de informações para a retificação da matéria, através do e-mail iced@iced.com.br, caso o mesmo não se faça, a instituição em defesa de seus direitos, moverá uma ação exigindo o direito de resposta e reparação dos danos cíveis e morais causados.
E por fim, mantem-se programada para dia 05 de Janeiro das 18:00 às 21:00, na Rua 24 de Maio Nº 59, a visita de uma comissão para atendimento e entrega de documentos conforme protocolo exigido.

OBSERVAÇÃO

Quanto as informações postadas no Blog, todas são verdadeiras, visto que a senhora Joelita Pereira Cunha é aluna do Curso de Pedagogia-Turma 3 e a mesma foi na sede do ICED em Fortaleza no dia 22/12/2016, acompanhada por mim, e lá falou com senhora Georgia, que deu as informações postadas no blog referente ao atraso e sobre quando seria entregue, que não havia data definida e que dependia dos Correios. Quanto a questão de Diploma ou Certificado, até o momento não foi definido, pois a própria Georgia não afirmou o que realmente seria entregue, e o representante do ICED em Camocim, o senhor Jair, também não sabe que documento será entregue aos alunos.

Nenhum comentário: