terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

SUTRAN: CAUSA CAOS NO TRÂNSITO DE CAMOCIM

Todo os dias temos noticias de semáforos com problemas em Camocim. Hoje o Blog Revista Camocim postou a situação dos semáforos no cruzamento das ruas 24 de Maio e José de Alencar (clique aqui para ler), que é um dos pontos que preocupam os condutores. Ainda tem o problema do semáforo na esquina da Farmácia Santa Branca, que está quase rodo apagado. Será que só quem ver isso somos nós? Ninguém da Prefeitura anda de carro ou moto por essas ruas?
Essa questão dos semáforos é apenas uma ponta nos problemas do trânsito em Camocim. Recentemente as ruas Antônio Zeferino Veras e João Pessoa, foram sinalizadas, mas, sinalizadas como ruas de mão única e continuam tendo trânsito como se fosse mão dupla. Isso pode parecer besteira, mas a lei de trânsito é clara, o Código de Trânsito Brasileiro, Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 no seu Artigo 89 diz:
Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:
I – as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;
II – as indicações do semáforo sobre os demais sinais;
III – as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.
Assim, caso aconteça algum acidente nessas vias, vai acontecer um problema sério, pois elas estão sinalizadas horizontalmente com as faixas pintadas na cor branca, que segundo a legislação vigente é para via de mão única, segue a abaixo a diferença entre as cores das faixas na via:
- BRANCA: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.
- AMARELA: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
Será que ninguém na SUTRAN sabe disso? Será que vão esperar alguém morrer para colocar Agentes de Trânsito informando das mudanças? As duas vias em questão, são de grande fluxo de veículos, sendo que Rua Antônio Zeferino Veras é a via que mais acontece acidente em Camocim. Muitos moradores da cidade sabem que a via ainda é de mão dupla, mas os visitantes não sabem. Acreditar que as pessoas vão adivinhar a situação da via é, no mínimo, falta de responsabilidade por parte da SUTRAN, para não dizer outra coisa.

Com a palavra sobre a situação a senhora Prefeita e o comandante da SUTRAN.

Nenhum comentário: