segunda-feira, 16 de junho de 2014

ELEIÇÕES 2014: QUEM SERÁ O GOVERNADOR???

PSOL é o primeiro a oficializar nome

16.06.2014

A maioria dos partidos ainda está aguardando desdobramentos nacionais ou resposta de aliados cearenses

Image-0-Artigo-1636571-1
O sindicalista Ailton Lopes, do PSOL, é o primeiro candidato oficializado do Ceará para disputar o Governo do Estado nas eleições deste ano
FOTO: KIKO SILVA
Apesar da orientação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para que os partidos evitem deixar o pedido de registro de candidatura para a última hora, a única legenda que fez a convenção já na primeira semana permitida para a realização desse tipo de evento foi o PSOL. A agremiação homologou, neste domingo, o nome do sindicalista Ailton Lopes para a disputa ao Governo do Estado e oficializou os demais representantes que buscarão cargos proporcionais.
Na última semana, o TRE reuniu os representantes partidários para pedir que agilizem o processo para o pedido de registro de candidaturas. A preocupação é que a Copa do Mundo antecipe o prazo final definido na legislação eleitoral. Se a Seleção Brasileira avançar até as quartas-de-final da competição tendo se classificado em segundo colocado do grupo, a partida será realizada às 17 horas do dia 5 de julho, último dia do calendário.
O problema é que a primeira semana marcou somente a realização das convenções em nível nacional. Diretórios do PMDB, PDT, PTdoB e PSDB abriram a temporada de convenções. Já a convenção estadual do PSOL ocorreu uma semana antes do encontro nacional do partido.
A antecipação do evento, a princípio, não causaria problema, mas o senador Randolfe Rodrigues desistiu de concorrer à presidente da República para entrar na corrida pela sucessão do Governo do Estado do Amapá, o que pode colocar o advogado Renato Roseno novamente na briga interna do partido. Hoje um dos nomes cotados para substituir a candidatura de Randolfe é Luciana Genro, do PSOL do Rio Grande do Sul.
Deputado
Antes de se confirmar a desistência de Randolfe, o partido já estava inclinado a homologar a candidatura de Roseno para deputado estadual. Após o PSOL, o PDT é um dos partidos com data mais próxima para a realização da convenção estadual. O partido já comunicou que o evento será na manhã do dia 22 (domingo).
Outra legenda que vai oficializar as candidaturas nesta data é o PPL. O presidente da sigla, André Ramos, afirmou que ainda não definiu se apoiará o candidato do PROS ao Governo do Estado, apesar de participar das discussões feitas pela agremiação do governador Cid Gomes. "Como a maioria dos partidos que participarão da disputa majoritária só realizarão as convenções no fim de semana seguinte à nossa, a gente vai decidir o apoio na convenção", explicou.
O PPS fará a convenção estadual no dia 25, segundo o dirigente estadual Alexandre Pereira. O partido é aliado ao Governo do Estado e aguarda um posicionamento do diretório nacional, pois uma resolução da sigla impede que o PPS, que apoiará a candidatura a presidente da República de Eduardo Campos (PSB), feche coligação com o PT ou qualquer grupo que apoie a reeleição de Dilma Rousseff.
O dia 28 (sábado) é a data planejada por PCdoB e PTdoB, mas o presidente da legenda comunista, Luiz Carlos Paes, alerta que a convenção pode ser adiada para o dia 29, já que a Seleção Brasileira deve jogar no dia inicialmente previsto, se chegar às oitavas da competição como a primeira colocada do grupo.
Seleção
O PTdoB, que já garantiu apoio ao candidato do PROS, assegurou que, mesmo no caso de partida da Seleção, a convenção não será adiada. A intenção do partido era fazer no dia 22, mas preferiu esperar o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a resolução que altera o tamanho da bancada cearense na Câmara dos Deputados.
O PCdoB quer fazer uma reunião na próxima semana para decidir se permanecerá aliado do governador Cid Gomes no processo de sucessão estadual. A disputa entre PT e PCdoB pela candidatura da coligação ao Senado tem feito a sigla comunista repensar a posição de apoio.
Já no dia 29 (domingo), a decisão do PROS em realizar a convenção nesta data motivou os demais aliados a fazerem o mesmo. Os líderes partidários do PT, PTB, PHS, PSD e PTC já confirmaram que homologarão as candidaturas em evento conjunto com legenda do governador.
O PMDB declarou que pode fazer a convenção no dia 29, mas não descartou a chance de realizá-la no dia 30. O último dia permitido para a esse tipo de evento é o preferida das siglas que farão oposição ao PROS. Os dirigentes de PSDB, PRB, PR e PSB informaram que farão as convenções em 30 de junho.
O PTN e Solidariedade fazem parte da base aliada do governador Cid Gomes, mas farão as convenções só no dia 30. Outros partidos, como PSC, PMN, PSDC, PV e PRP, não definiram as datas das convenções. No caso do PSC, as indefinições sobre quem o partido deve apoiar na disputa majoritária têm atrasado a decisão.
Fonte da Informação Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: