terça-feira, 25 de dezembro de 2012

COTAS PRA QUE TE QUERO OU NÃO?


NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

30% das vagas serão para cotas em 2013

23.12.2012
Brasília Três em cada dez vagas das universidades deverão ser preenchidas por alunos beneficiados com a nova lei de cotas em 2013. Esses 30% representam mais que o dobro do índice mínimo de 12,5% previsto pela norma que assegura a entrada de alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Os dados são de um levantamento realizado com base nos editais dos processos seletivos das universidades federais para o ano que vem.

Mais vagas
A legislação prevê, ainda, que esse percentual seja ampliado com o passar dos próximos anos. A lei nº 12.771/ 2012 sancionada em agosto determina que, até 2016, 50% das vagas sejam destinadas a pessoas que estudaram em escola pública durante todo o ensino médio.

Outra exigência da norma é que metade desses estudantes comprove renda familiar até 1,5 salário mínimo.

Negros, pardos e índios
Também existe um índice para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE.

De acordo com o estudo, 86% das universidades federais brasileiras, ou seja 51 das 59 instituições de ensino superior do governo, já declararam o número de vagas abertas no processo seletivo para ingresso no primeiro semestre e até do segundo semestre de 2013 em alguns casos.

Ao todo, existem 162 mil vagas anunciadas. Destas, 48 mil serão preenchidas pelo sistema de cotas. Quase 20 mil desse montante serão destinadas a estudantes com renda familiar até um salário mínimo e meio. E outras 24 mil vagas (50%) da cota, serão destinadas para alunos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário: