segunda-feira, 24 de setembro de 2012

GREVE DOS BANCÁRIOS


FORÇA DA GREVE DOS BANCÁRIOS ARRANCA NOVA NEGOCIAÇÃO COM FENABAN NESTA TERÇA, 25/9

A greve nacional dos bancários, que nesta segunda-feira 24 entrou na segunda semana ainda mais forte que na sexta-feira, começou a surtir efeito. No começo da noite, a Fenaban enviou ofício à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) chamando uma nova rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários para esta terça-feira às 16h, no Hotel Maksoud, em São Paulo.
“Foi a força da greve que arrancou a retomada das negociações. Esperamos que os bancos apresentem uma proposta que contemple as expectativas dos bancários e possa ser levada às assembleias da categoria em todo o país”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
Nesta segunda-feira, sétimo dia da paralisação, foram fechadas 9.386 agências e centros administrativos nos 26 Estados e no Distrito Federal, segundo informações passadas à Contraf-CUT até as 20h30 pelos 137 sindicatos e dez federações representados pelo Comando Nacional dos Bancários. Na sexta-feira 21, haviam sido paralisadas 9.092 unidades no Brasil inteiro.
A Fenaban apresentou a primeira e única proposta, com 6% de reajuste (0,58% de aumento real), no dia 28 de agosto. No dia 5 de setembro, a Contraf-CUT enviou carta à federação dos bancos para reafirmar que estava aberta à retomada das negociações e reivindicava a apresentação de uma nova proposta. A Confederação repetiu o gesto nesta quinta-feira 20, véspera da reunião do Comando Nacional, em São Paulo, para avaliar a paralisação da categoria.

BANCÁRIOS DO CEARÁ PARAM QUASE 70% DAS AGÊNCIAS DO ESTADO

Os bancários do Ceará deram uma resposta à altura para o silêncio da Fenaban. Nesta segunda-feira, 24/9, sétimo dia da greve nacional dos bancários, o movimento se fortaleceu ainda mais no Estado. O Sindicato contabilizou 353 agências paradas das 484 agências bancárias no Ceará, mais 25 postos de atendimento específicos, totalizando 509 unidades. Isso corresponde a 69,35% de agências paralisadas. Em Fortaleza, das 217 agências bancárias, 192 estão fechadas.
Reunidos em assembleia organizativa na sede do Sindicato, à noite, os bancários deliberam pelo fortalecimento da greve em todo o Estado e reafirmaram a disposição para continuarem firmes na luta contra a intransigência dos banqueiros.
“Não há nenhuma negociação marcada, só o silêncio da Fenaban. Mas nós bancários de todo o País estamos mostrando que estamos cada vez mais fortes. E neste sétimo dia já garantimos a maior greve dos últimos 21 anos em número de agências paradas. Se os banqueiros estão pagando para ver, estão vendo uma categoria forte, unida e que não vai abrir mão de lutar por seus direitos”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra.

NOVA ASSEMBLEIA ACONTECE NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 27/9, ÀS 17H, NA SEDE DO SINDICATO (RUA 24 DE MAIO, 1289 - CENTRO).

Nenhum comentário: