segunda-feira, 14 de maio de 2012

SOMOS TODOS DESCENDENTES DE MACACOS????!!!!


Essa semana que passou, o assunto mais comentado foi o vídeo do cantor Alexandre Pires, King Kong, que teve a participação Mr. Catra e do jogador Neymar. Vídeo no qual aparecem várias pessoas vestidas de macacos e que foi alvo de vários comentários nos noticiários da TV, devido uma possível conotação racista. (clique aqui para entender o ocorrido)
O falatório foi tanto, que resolvi ver o vídeo e ler a letra da musica. E confesso que não vi nada de mais. Nada que leve a acreditar que o referido vídeo foi feito para denegrir essa ou aquela pessoa. Acho que estão fazendo “tempestade em um copo de água”. Pensando desse modo, isso é, de acordo com a Procuradoria Geral da República em Uberlândia (MG), teriamos que processar todos os autores de livros de história, pois segundo os estudiosos nós todos descendemos de primatas, isso é, macacos. Pegando o mesmo raciocínio usado pelos defensores da causa negra, então temos que abrir processo contra a Teoria da Evolução. Outra coisa, se a Teoria Evolucionista estiver certa, de onde vieram os homens brancos? Já que todos os macacos eram negros? Nessa onda de defesa dos direitos, temos que entrar com uma ação proibindo os livros de história de ensinarem a nossos filhos que somos de origem africana e que descendemos da evolução dos macacos. Será que a teoria certa é a Criacionista? Assim de onde vieram os homens negros? Pois o Adão e Eva eram brancos.
Vamos parar com essa hipocrisia de lutar pelos direitos dos negros. Eu sou negro e não dei o direito a ninguém de me defender, sei me defender sozinho. Daqui a pouco vamos processar o Reginaldo Rossi, por falar dos “cornos”. Os Funkeiros por falarem das “cachorras” e por ai vai. Se alguém resolvesse amanhã, sair com uma camisa escrita o texto: “CEM POR CENTO NEGRO”, ninguém iria falar nada, mais se fosse alguém com uma camisa escrita: “CEM POR CENTO BRANCO”, essa pessoa iria ser, certamente, presa e processada por racismo.
Assim como professor de História e Sociologia que sou, creio que todo esse reboliço causado por um simples vídeo, deve-se aquilo que Emile Durkhein, explica quando fala do “Fato Social”. Ele parte da idéia de que o indivíduo é produto da sociedade. Dessa maneira, fato social, é,
[...] toda maneira de fazer, fixado ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. (DURKHEIM, 1999, p. 13).
Desse modo, essa história do preconceito e do racismo é produto da nossa sociedade, e não de uma pessoa, processa o cantor é um erro, deveríamos processa a sociedade como um todo.
Professor de História, Geografia e Sociologia - Maurício Lima

Nenhum comentário: