segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


GUARDA MUNICIPAL: NOVAS PROMESSAS PARA NÃO HAVER GREVE NO CARNAVAL

A possibilidade de paralisação da Guarda Municipal durante o período do Carnaval 2012, segundo informações obtidas junto a um membro da Guarda, é real. Ainda, segundo o mesmo, o comando da Guarda foi avisado dessa possibilidade.
Atualmente os Guardas e Agentes de Trânsito trabalham 40 horas semanais, com escala de 1 dia de trabalho por dois de folga. Sendo que as condições de trabalho nem sempre são adequadas, a questão salarial, a falta de fardamento novo, a situação dos veículos e a falta de materiais de proteção pessoal, estão entre as principais reclamações dos membros da Guarda Municipal. Outra coisa que também faz parte das reclamações é o não cumprimento do Estatuto da Guarda, isso é, o estatuto só existe, quando se pensa em punir alguém, mas parta beneficiar, ele nem é lembrado. No estatuto tem a previsão de promoções com seleção interna para funções e cargos, sendo que atualmente foram “inventadas” as funções de SUPERVISOR e FISCAL, na quais são colocadas pessoas pelo critério de “Q.I.”- Quem Indica, causando algumas desavenças internas entre membro da Guarda. É claro que tem pessoas que merecem a indicação, e esses são respeitados e queridos pelos companheiros, sendo que outros só querem mandar ou “xisnovear”.
Após repercussão da noticia publicada neste Blog sobre a possível paralisação da Guarda Municipal durante o período do Carnaval 2012 e republicada pelos blogs irmãos, as promessas de melhorias para a Guarda Municipal já sugiram. Segundo informações obtidas por este blogueiro, parece está em andamento um processo licitatório para a compra de um Pick-up AMAROK e duas motos novas para uso da Guarda Municipal. Que deve sair ainda neste semestre, isso é, antes das eleições municipais.
Surgiu ainda a promessa de alguns vereadores de votarem em regime de urgência, qualquer proposta que venha para melhorar a situação dos Guardas, desde que seja enviada pelo Prefeito (então, eles nunca vão votar). Até mesmo foi cogitada por um vereador, a possibilidade da criação de uma Lei municipal, adequando o Regime Jurídico Único do município para propiciar o pagamento da gratificação 30% (trinta por cento) de periculosidade para os Guardas que prestam serviço na rua (outra coisa que sem luta, não sai da promessa). Nesse caso, “ACREDITE SE QUISER”, eu não acredito nessa história, que para mim é “estória para boi dormir”, iria atender a uma reivindicação que existe desde 2008.
Espero que os companheiros Guardas não acreditem nessas possíveis “lorotas”, “balelas”, “bazófias”, “gabolices”, para não chamar de mentiras, e se unam, pelo menos dessa vez, para conquistarem alguma coisa, pois quem muito se abaixa, mostra os fundos das calças para serem chutados.
Maurício Lima

Nenhum comentário: