domingo, 4 de dezembro de 2011


"QUASE CAMPEÃO", CORINTHIANS TENTA EVITAR VEXAME CONTRA PALMEIRAS

Luiz Ricardo Fini e Tossiro Neto São Paulo (SP) - http://www.gazetaesportiva.net

Das nove combinações possíveis de resultados dos jogos do ponteiro Corinthians e do segundo colocado Vasco, oito favorecem o time paulista. Portanto, com o favoritismo ao seu lado na busca pelo título do Campeonato Brasileiro, o Timão luta para confirmar o troféu diante do maior rival, o Palmeiras, às 17 horas (de Brasília), no Pacaembu.
Enquanto o clube cruz-maltino só pode pensar em vitória sobre o Flamengo, a equipe do técnico Tite tem a vantagem de se sagrar campeã mesmo em caso de empate contra o Verdão. Mas ninguém no Alvinegro quer se arriscar, ainda mais depois de ter ficado bem perto da conquista já na rodada anterior.
"Era bom que a gente já tivesse sido campeão na partida passada, pois não teria tanta importância esse jogo agora", diz Liedson, artilheiro da equipe no ano, com 23 gols marcados. "A gente sabe do que precisa para ser campeão. Tem que ter muito cuidado, porque o Palmeiras tem excelente grupo, sua colocação atual na tabela não condiz com sua condição. Mas eu espero que o título se torne realidade no domingo".

Djalma Vassão/Gazeta Press
A equipe do técnico Tite precisa apenas do empate
para conquistar o título do Campeonato Brasileiro
O Corinthians possui 70 pontos no Nacional, contra 68 do Vasco. Se as duas equipes terminarem com a pontuação igual, a taça vai para o Parque São Jorge, em função da vantagem no número de vitórias.
Para tentar tornar o sonho real, o Corinthians aposta em algumas curiosidades. Desde 2003, no início da disputa do campeonato por pontos corridos, nunca o líder da última rodada foi diferente do ponteiro da penúltima. Afora isso, nesta edição, a equipe alvinegra jamais foi derrotada duas vezes pelo mesmo adversário - como o Palmeiras saiu vitorioso no primeiro turno, a expectativa é de contar com o bom retrospecto de revanches e tirar no mínimo um ponto do rival.
Por outro lado, a torcida palmeirense exige uma vitória sobre o rival, e a diretoria promete mais um prêmio financeiro alto em caso de triunfo, mas o discurso dos jogadores é de que se trata de um clássico como todos os outros. Durante a semana que antecedeu ao Derby, o elenco manteve a cautela para evitar provocações, mesmo prometendo empenho pelo triunfo.
"Para a torcida, vai ser muito bom se ganharmos e ficaremos felizes também, mas não é a mesma coisa que ganhar um título. Temos de pensar em nosso trabalho, e não em prejudicar o Corinthians. Se vencermos, fica tudo mais tranquilo. O importante é o Palmeiras fazer um bom trabalho e terminar o ano bem", argumenta o volante Marcos Assunção.
Sem qualquer pretensão no Brasileirão, os jogadores do Palmeiras admitem a preferência pelo título do Vasco. "Não escondo que minha torcida é pelo Vasco, mas não estou pensando no jogo deles, e sim nosso contra o Corinthians", pondera o atacante Ricardo Bueno.
Na rodada passada, o Verdão cumpriu uma parte da meta estipulada pelos torcedores, que foi a vitória sobre o São Paulo, prejudicado agora na busca pela vaga na Copa Libertadores. A diretoria já pagou o bicho pelo triunfo no Choque-Rei e quer também o triunfo no domingo, mas tenta negar o entusiasmo óbvio de tentar atrapalhar o maior rival.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Luiz Felipe Scolari faz mistério na escalação do Palmeiras para a partida deste domingo

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Luiz Felipe Scolari faz mistério na escalação do
Palmeiras para a partida deste domingo
"Nós vamos fazer o nosso jogo e o que pode acontecer com o adversário é problema dele. Precisamos atuar com dignidade e fazer o jogo que nossa torcida espera", avisa o vice-presidente de futebol do clube, Roberto Frizzo.
Para o clássico deste domingo, o técnico Tite tem três importantes baixas. O volante Ralf, maior ladrão de bolas da competição, e o meia Danilo, principal assistente, levaram o terceiro cartão amarelo e terão que cumprir suspensão justamente na rodada decisiva. Além deles, o atacante Emerson pegou uma partida de gancho no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e também não joga. Sem mistério, ele antecipou os respectivos substitutos: Wallace (que é zagueiro de ofício, mas já foi improvisado no setor quando defendia o Vitória), Alex e Jorge Henrique.
O técnico Luiz Felipe Scolari, por sua vez, não foge de seu habitual mistério para confundir o adversário. O ex-corintiano Thiago Heleno volta a ficar à disposição do treinador e disputa a vaga na zaga com Henrique e Leandro Amaro. Dos três, apenas dois serão escalados na equipe.
Mas o maior suspense é referente ao goleiro Marcos, que não joga desde setembro e está diante da indefinição sobre a aposentadoria. Felipão chegou a cogitar o atleta, mas o goleiro não tem condições de atuar, e Deola segue no time.


FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X PALMEIRAS

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 4 de dezembro de 2011, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Gasse (ambos Fifa-SP)

CORINTHIANS:
Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho, Wallace e Alex; Willian, Jorge Henrique e Liedson
Técnico: Tite

PALMEIRAS:
Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno (Henrique) e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Valdivia; Luan e Ricardo Bueno
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Nenhum comentário: