segunda-feira, 5 de setembro de 2011


OUVIDORIA PARLAMENTAR ABORDA GREVE DOS PROFESSORES E LIMITES DE MUNICÍPIOS

Dep. Ronaldo Martins
Durante o quadro Ouvidoria Parlamentar, do programa Narcélio Limaverde da FM Assembleia (96,7 MHz) desta sexta-feira (02/09), o ouvidor da Casa, deputado Ronaldo Martins (PRB) respondeu a uma demanda de livre-expressão, encaminhada pelo ouvinte Manoel Messias Sobrinho, a respeito da greve, por tempo indeterminado, na qual se encontram os professores da rede estadual de ensino.
De acordo com Manoel, os professores reivindicam que o Governo do Estado cumpra o que determina a lei 11.738/08, (Lei do Piso), porque o Ceará é um dos signatários da ADI 4.167 e foi derrotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril deste ano, mantendo a constitucionalidade da lei. “A rede estadual de ensino cearense tem o quinto pior salário do País e o quarto pior do Nordeste”, complementou o ouvinte.
Manoel lembrou também que o Governo iria enviar à AL um projeto de readequação da carreira do magistério, que acabaria com a carreira de professor, mas desistiu.
Em resposta, Ronaldo Martins disse que este é um protesto legítimo de um cidadão que, através da Ouvidora Parlamentar, exprime o seu ponto de vista sobre a greve dos professores da rede pública e, ao mesmo tempo, pede o apoio da Assembleia para intermediar uma solução para as solicitações da categoria.
O parlamentar garantiu que a Comissão de Educação da Casa já está se mobilizando para tentar resolver esta situação que, de acordo com ele, “não interessa ao Governo, aos professores, e muito menos aos estudantes, que são os maiores prejudicados com este impasse”.
A outra demanda tratada pelo ouvidor durante o programa foi encaminhada pelo ouvinte Roberto Teixeira, morador da divisa entre Fortaleza e Maracanaú, sobre o problema dos limites entre os dois municípios. Segundo ele, a conta de luz chega como Fortaleza e a conta de água como Maracanaú.
“É justamente por isso, que falta infraestrutura em nossa rua (Rua Maciel Luz, no Jardim Jatobá), como calçamento e saneamento. Já falei com a prefeitura de Maracanaú e com o secretário da Regional V e nada foi feito”, salientou Roberto.
Ronaldo Martins ressaltou que esta é uma questão muito séria, que atinge a quase todos os moradores das áreas limites dos municípios. Segundo o deputado, no caso do Jardim Jatobá, a questão se agrava, pois é uma Zona de Conurbação que, por estar entre dois municípios, sofre com a indefinição sobre a responsabilidade de cada Prefeitura.
Por fim, o ouvidor explicou que já está em fase de conclusão o trabalho de uma força tarefa, coordenada pelo deputado Neto Nunes (PMDB), que já lançou um Projeto de Consolidação dos Limites Intermunicipais do Estado, com base em um sistema de georeferenciamento.
O quadro Ouvidoria Parlamentar é transmitido todas as sextas, durante o programa Narcélio Limaverde. Para participar, envie e-mail para ouvidoria@al.ce.gov.br, ou ligue para (085) 3257-9797.

Fonte:  Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br

Nenhum comentário: