terça-feira, 16 de agosto de 2011


A GREVE DOS PROFESSORES CONTINUA, MESMO COM OS “FURA GREVE”

Manisfestação em frente ao CEJA João Ramos em Camocim
Foto Navé
A greve dos professores em Camocim continua, apesar de termos apenas uma escola que realmente parou, o Liceu de Camocim, já que vários professores, por motivos diversos, insistem em entrar em sala de aula, mesmo com quantidade de alunos reduzida.
Sabemos que alguns professores estão com medo da avaliação no final do ano, avaliação essa que pode afetar a contratação dos professores temporários pelo SEDUC, outros não querem recuperar aulas durante o mês de janeiro/2012. Será que as aulas dadas por esses professores, em alguns casos, juntando duas ou mais turmas da mesma série em uma única sala, terá realmente algum proveito para os alunos? Vale lembrar que para ter validade é preciso que exista um comparecimento mínimo de alunos por turma. Uma coisa interessante é perceber, que professores que ensinam na rede municipal e estão com contrato temporário na rede estadual, estão em sala de aula, sendo que quando houve a greve no município, esses mesmos professores nem “pisaram” na escola e ainda foram a rua levantar a bandeira de luta contra a prefeitura. Penso eu, que são direitos idênticos ou os professores do município ganham de acordo com o piso nacional? Lembrem-se, amanhã é outro dia e você pode precisar do seu colega que está em greve para segurar a faixa da próxima greve municipal.
Algumas pessoas, de modo errôneo, podem pensar que devido à maioria dos professores que estão em greve serem do Liceu de Camocim, a referida escola, deve ter seu quadro docente formado por pessoas desocupadas ou incompetentes, pelo contrário, esses professores são tão competentes e capazes, que no início do ano “choveram” telefonemas e convites para tirá-los do Liceu e levá-los para o lugar de muitos que estão com medo de entrar na greve. Ainda bem que eles disseram não, pois teríamos um monte de professores desempregados.

Texto Maurício Lima
Em tempo:
Em Barroquinha, a pressão dos diretores e a possibilidade de retaliações nas próximas contratações, está fazendo com que vários professores temporários desistam da greve. Amanhã pela manhã, representantes da APEOC e professores que estão em greve devem ir a Barroquinha conversar com os professores e alunos, pedindo apoio para a manutenção da greve no município.

Nenhum comentário: