terça-feira, 16 de agosto de 2011


Em greve: Professores da rede pública estadual participam de passeata nesta terça

Imprimir
Os professores da rede pública estadual de ensino do Ceará promovem nesta terça-feira (16) uma passeata “em defesa da Educação Pública e de Qualidade”. A concentração do evento, a partir das 15h, será no IFCE, na avenida 13 de Maio. Os educadores cobram a implantação da Lei Nacional do Piso e estão em greve desde o dia 5 de agosto. O sindicato APEOC, que representa a categoria, defende que a Lei Nacional do Piso Salarial deve repercutir em toda a carreira do magistério, em todos os níveis salariais. Mas a proposta apresentada pelo governador Cid Gomes prevê um sistema de readequação do Plano de Carreira dos Professores à Lei do Piso, o que, segundo os sindicalistas, não agrada a categoria.
Indignados
Os educadores reclamam ainda de uma declaração atribuída ao governador Cid Gomes. Através da mobilização nas redes sociais, os professores afirmam que o governador do Ceará teria dito que “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado”. Diante desta declaração, representantes da categoria afirmam que a “resposta a Cid Gomes” será dada durante a mobilização marcada para esta terça-feira (16).
Hora Atividade
Além da questão salarial, a Lei Nacional do Piso estabelece outros direitos aos educadores como 30% da carga horária para o planejamento das aulas. O estado contesta a determinação e aguarda pronunciamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.
Por enquanto, os professores da rede estadual tem direito a apenas 20% e, segundo o governador Cid Gomes, não existe previsão de mudanças.
“Não estamos cogitando em alterar aquilo que é lei estadual, que é 20% da carga horária dos professores reservadas ao planejamento”, disse Cid Gomes durante entrevista no dia 14 de junho de 2011. (Confira a entrevista aqui)

Nenhum comentário: