sábado, 16 de julho de 2011


TERMINAL PESQUEIRO DE CAMOCIM NÃO FUNCIONA

Foto: http://blog.opovo.com.br/opeixe 
Inaugurado em dezembro de 2010, pelo então ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, o Terminal Pesqueiro Público do Município custou R$ 12,5 milhões aos cofres da União. Mas, em julho de 2011, ainda não está funcionando. Na inauguração, ministro e demais autoridades divulgaram que o terminal iria atender a uma demanda de 30 toneladas de pescado ao dia.
Além da recepção e triagem do pescado e do camarão, a estrutura conta com área de comercialização, recepção, sala para treinamento de trabalhadores e vestiário de funcionário e visitantes. Mas nenhuma das atividades está ao alcance dos 1.800 associados dos pescadores, para a decepção de Francisco Xavier Filho, presidente da Colônia de Pesca e Aquicultura Z1, desde 1997. Segundo Xavier, insumos necessários para a pesca seriam subsidiados pelo equipamento de apoio ao pescador. "Gelo, isca e combustível, por exemplo, sairão bem mais barato para os pescadores, pelo terminal pesqueiro. Isso vai deixar o trabalho mais viável para o pescador individual", explica.
Atualmente, os pescadores da região de Camocim - que inclui Tatajuba, Guriú, Praia de Maceió, Barrinha, Imburanas e Praia do Xavier - ficam vinculados a atravessadores do pescado que ficam com a maior parte dos lucros da venda dos insumos do mar.
Quando o barco chega de uma pescaria de semanas, um caminhão do comprador já está aguardando para receber toneladas do pescado e levar a um local particular para fazer o beneficiamento. A maior parte do que é pescado em Camocim é embarcado para mercados consumidores de fora do País.
Ermenegildo de Souza, de 42 anos, há 20 se dedica a pesca no Município de Camocim. "Acabo de chegar de 23 dias de mar e vou tirar R$ 400,00 para levar para casa, isso é muito pouco para sustentar minha família". Pai de seis filhos, Ermenegildo, conta com serviços extras quando está em terra para complementar o orçamento familiar. "Corto cabelo e minha esposa sabe fazer unha e depilação. Quando estou em terra continuo trabalhando para reforçar o salário e poder pagar as contas".
A reportagem do Diário do Nordeste tentou entrar no Terminal Pesqueiro de Camocim, mas não foi autorizada pela vigilância que estava no local. O Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília, por meio do secretário de Infraestrutura e fomento, Antônio Carlos Conquista, informou que em agosto o terminal deve estar funcionando.
"Estamos nos regularizando junto ao órgão ambiental estadual. Exigências foram feitas e estamos trabalhando para realizar uma audiência pública em breve e logo depois colocar o equipamento em funcionamento", informou Conquista.
Fonte da informação Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: