segunda-feira, 4 de julho de 2011

MOTOTAXISTA: PROFISSÃO CHEIA DE IRREGULARIDADES

Foto meramente ilustrativa
Uma lei federal promulgada pelo presidente Lula em 29 de julho de 2009, reconheceu a profissão de mototaxista em todo o país. A lei sancionada reconheceu ainda as profissões de motoboy e moto-frete.
Apesar da lei ter sido sancionada há quase dois anos e de termos a resolução Nº 350, de 14 de junho de 2010, do CONTRAN que institui curso de especialização obrigatório destinado a profissionais em transporte de passageiros (mototaxista) e em entrega de mercadorias (motofretista) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas,” o serviço de Mototaxi continua sendo um “poço” irregularidades tanto aqui em Camocim, como no resto do país. A fiscalização desse serviço é falha, muitas vezes os órgãos responsáveis não têm nem conhecimento da legislação que rege o referido serviço. O que vemos são pessoas e veículos que não atendem aos requisitos previstos na lei, sendo que no último dia 14 de junho, terminou o prazo previsto pelo CONTRAN para que os órgãos responsáveis fizessem com que a legislação fosse colocada em prática.
Para termos idéia das irregularidades que não foram sanadas e continuamos a presenciar no nosso dia-a-dia, segue algumas normas que deveria está sendo cumpridas, para ser mototaxi é necessário que o condutor tenha no mínimo 21 (vinte e um) anos, possuir habilitação, por pelo menos 2 (dois) anos, na categoria e ter sido aprovado em curso especializado para mototaxi, se fizermos uma pesquisa em Camocim, nenhum mototaxista atende a esses requisitos. Outra coisa que se fosse verificada poderia desqualificar pessoas para o exercício da profissão de mototaxi, que é a questão das certidões negativas das varas criminais.
Texto e fotos Maurício Lima

Veja na íntegra a:

Nenhum comentário: