quarta-feira, 15 de junho de 2011

CBF OBEDECE A JUSTIÇA E RECONHECE
SPORT COMO ÚNICO CAMPEÃO DE 87

A polêmica do Campeonato Brasileiro de 1987 voltou à tona. Na tarde desta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial reconhecendo o Sport como o único campeão do ano, invalidando o hexacampeonato do Flamengo, em obediência a decisão da 10ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco.
Após a CBF reconhecer como campeões brasileiros os times vencedores da Taça Brasil e e Torneio Roberto Gomes Pedrosa entre 1959 a 1970, o time carioca voltou a entrar na briga pelo reconhecimento da conquista de 1987.
Em seguida, em 21 de fevereiro deste ano, a CBF havia legitimado tanto o Sport como o Flamengo como campeões, consagrando, assim, o hexacampeonato do clube carioca.
Agora a entidade foi obrigada a recuar e revogar a ordem que validava a conquista do Flamengo, passando a valer a partir desta quarta. No entanto, apesar de acatar a decisão da Justiça, a CBF frisou que também aceita o Flamengo como campeão nacional de 1987.
A decisão da CBF reacende a disputa pela Taça das Bolinhas, que pertence ao primeiro pentacampeão nacional. O São Paulo recebeu o troféu da Caixa Econômica Federal, mas o Flamengo pleiteia a posse da peça na Justiça.
Veja abaixo o documento divulgado pela CBF:
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, em cumprimento à decisão proferida pela 10ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco, RESOLVE revogar a Resolução da Presidência nº 02/2011 e, em estrita obediência à sentença proferida às fls. 365/376 dos autos do processo nº 000.4055-52.1990.4.05.8300, reconhecer como único campeão brasileiro de futebol profissional de 1987 o Sport Club do Recife.
Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário, não obstante o referido ato judicial ser passível de recurso e apesar de esta Entidade entender que o reconhecimento do título de campeão nacional de 1987 também ao Clube de Regatas do Flamengo não contraria os limites da coisa julgada.
Fonte: Site Terra Esportes

Nenhum comentário: