quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SUPOSTO ASSÉDIO MORAL EM REUNIÃO DA GUARDA MUNICIPAL???!!!

Fonte da figura Blog da Guarda Civil Municipal de Camocim
Vejam o ponto, ao qual chegamos em nossa, linda e bela, Camocim. A Guarda Civil Municipal de Camocim-GCMC, que deveria nesse momento realizar reunião para traçar planos para a segurança do município durante o Carnaval 2012, faz reunião para que Comando e Comandados fiquem discutindo quem é que sabe mais sobre trânsito em Camocim.
Recentemente este Blog publicou material sobre uma possível Greve na Guarda Civil Municipal de Camocim - GCMC, o que supostamente resultou em uma reunião interna com todo o efetivo da GCMC. Reunião essa, que segundo informações obtidas por esse blogueiro, terminou com um bate-boca entre o comando da Guarda e um Agente de Trânsito, resultando num suposto pedido de inquérito administrativo contra o Agente de Trânsito.
Segundo informações obtidas de dentro da Guarda Municipal, durante a reunião um dos membros da Guarda perguntou a comando qual o motivo de não haver transparência nas ações da JARI. Pois segundo o Agente de Trânsito, as decisões da JARI estão sendo tomadas em desacordo com a legislação vigente (veja aqui algumas dessas decisões), visto que tem pessoas reincidentes em infrações que estão tendo suas multas canceladas, sendo que outras cometem a mesma infração uma única vez e não tem perdão, a multa é cobrada. Colocando assim em cheque o trabalho feito pelos Agentes de Trânsito nas ruas. Segundo informações o referido Agente foi indagado se ele era ou queria ser: “advogado, juiz, promotor, etc.”
Em seqüência, outro Agente de Trânsito, indagou sobre o planejamento para a realização de Blitz de Trânsito. Pois para o referido Agente, as Blitz mais atrapalham do que ajudam a cidade, por não haver um planejamento prévio. E segundo informações obtidas junto aos membros da Guarda presentes a tal reunião, a partir desse momento o referido Agente foi vítima de supostas “chocatas”, tais como: “a blitz não prestam porque você está nelas”, “que cursos você tem?”, chegando ao ponto do Agente de Trânsito dizer que para ele papel só tinha importância no banheiro.
Como ex-membro da Guarda, expressando minha humilde opinião, em Camocim e na Guarda Municipal o cara que mais entende de trânsito é o ex-subcomandante, o Agente de Trânsito Jeová. E pelo que me lembro, nunca vi ele nessas Blitzes, se eu não tiver errado. Quando eu estava lá (não sei agora) era apenas dada uma ordem para a realização de Blitz e a mesma era feita. Por vezes, quando tinha a participação Policia Militar, é havia um certo “planejamento”, mas mesmo assim, muita coisa não funcionava e dependendo da “amizade”, qualquer um poderia passar ileso pelas Blitz.
Como eu tinha falado anteriormente, provavelmente, o famoso e esquecido ESTATUTO DA GUARDA, agora deve ser usado, vai ser para punir alguém. Para promover, beneficiar e elogiar, como está previsto no mesmo, ele nunca é lembrado. Mas quando querem ferrar um que não “baixa a cabeça”, o ESTATUTO serve que é uma beleza. Ver se alguém lembrar que tem quatro anos de anuênio para pagar a todos os funcionários públicos municipais, que foi prometida a criação de um grupo especial, dentro da Guarda, para situações especiais e eventos como o Carnaval, Festival de Quadrilhas e outros, e até hoje ele não passa de sonho. E sobre o “risco de vida” dos Guardas, porque que até hoje não foi mandado para a Câmara de Veadores a mensagem para que volte a ser pago.
Agora, querer punir um membro da Guarda por discordar do superior, é brincadeira. Para mim, que não sou advogado de ninguém, isso pode caracterizar Assédio Moral, perseguição, intimidação. Se alguém não sabe, a Guarda é CIVIL, não é Militar, têm todos os direitos previstos na Constituição Federal, inclusive a Liberdade de Expressão, a liberdade de não concordar com o que está posto como sendo certo.
Parabéns aos dois Agentes de Trânsito que resolveram falar as suas verdades, e uma vaia bem grande para os quatro Agentes de Trânsito e o Guarda Municipal, que supostamente assinaram como testemunha no, suposto, pedido de inquérito administrativo.
Deixo aqui o Blog à disposição do Comando da Guarda Civil Municipal de Camocim para dá sua versão do ocorrido, caso isso realmente tenha acontecido, senão fica apenas como estória da carochinha.
Maurício Lima – ex-guarda municipal

Nenhum comentário: