quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ELEIÇÕES 2014

Sessão da AL só uma vez na semana

07.08.2014

A maioria defendeu que a decisão dará mais liberdade, mas membros da oposição ficaram insatisfeitos

Assembleia
A mesa diretora e o colégio de líderes da Assembleia votaram pelo recesso branco nacampanha eleitoral, com apenas uma sessão semanal
FOTO: ÉRIKA FONSECA
Por 6 votos contra 4, a mesa diretora da Assembleia Legislativa e o colégio de líderes definiram, ontem, que as sessões plenárias durante o período eleitoral serão realizadas apenas durante as terças-feiras e, somente se houver necessidade, serão convocadas extraordinárias em outros dias da semana.
A decisão, no entanto, não agradou aos deputados Eliane Novais (PSB), Ely Aguiar (PSDC), Fernanda Pessoa (PR) e Roberto Mesquita (PV), que chegaram até a bater boca com alguns parlamentares que votaram a favor da redução no ritmo das sessões.
Liberdade
Apesar das divergências, Zezinho Albuquerque ressaltou que a decisão respeitou o desejo da maioria dos integrantes do Colégio de Líderes. "Há uma eleição em andamento e nós precisamos também dar liberdade para os colegas andarem no Interior. Essa é uma decisão da maioria e por isso que aqui é o berço da democracia", pontuou ao acrescentar que a nova agenda será posta em prática somente a partir da próxima semana e, assim, a realização das sessões seguirá normalmente até amanhã.
A deputada e candidata ao Governo do Estado, Eliane Novais (PSB), defendeu que os parlamentares precisam cumprir as obrigações institucionais. "Nós temos que cumprir nossa obrigação institucional. Fomos eleitos como deputados e recebemos nosso salário no final do mês. Imagine só se o governador do Estado trabalhasse somente um dia. Então, considero isso uma questão distante da realidade que estamos vivendo hoje".
Já o deputado Roberto Mesquita atribuiu a decisão da maioria a uma suposta orientação do Governo do Estado ao parlamentares que compõem a base"
"Isso nos coloca de joelhos e diminui a Assembleia Legislativa. Chegamos até a construir um consenso, mas acho que a ordem que veio lá de cima era a de que tivesse sessão só por um dia mesmo", disparou.
Fundamentação
O líder do governador Cid Gomes na Assembleia, José Sarto, rebateu ao afirmar que as críticas da oposição não têm fundamentação. "Não existe nenhuma orientação por parte do Governo, até porque essa é uma questão interna da Assembleia. Querer atribuir isso como ação do Governo é querer colocar chifre em cabeça de cavalo. É papel da oposição fazer isso".
José Sarto até citou o embate como exemplo para mostrar que a influência do ambiente eleitoral na Casa já tem dificultado qualquer decisão, antes consenso entre todos os deputados.
"Você vê que o ambiente já está totalmente politizado. Qualquer decisão da Casa vai se atribuir ao Governo. Para mim, isso é apelar para a desinteligência e é até um desrespeito aos deputados que manifestaram sua opinião", destacou o líder do Governo na Assembleia.
Fonte da Informação Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: