quinta-feira, 24 de julho de 2014

Camocim realiza plano de territorialização

Projeto vai possibilitar diagnóstico da cidade sob vários pontos

Foto nota territorializaçãoO campus de Camocim do IFCE, por meio do Setor de Assistência Estudantil (SAE), está realizando a territorialização do município. Tal atividade tem o objetivo de atualizar os servidores sobre os aspectos históricos, culturais, socioeconômicos, além das condições ambientais, de educação e saúde identificadas na cidade. Surgiu da necessidade de conhecer quais são os desafios pedagógicos e potencialidades do local. 
Segundo a assistente social Anielle Brilhante, do campus de Camocim, a territorialização constitui-se como uma metodologia de pesquisa e vivência que possibilita uma maior cooperação com a comunidade e profissionais das demais políticas. Conforme o diretor-geral do campus de Camocim, professor Amilton Vasconcelos, “trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer e ser conhecido na comunidade, fortalecendo a identidade do IFCE na região”.
A territorialização funciona como um instrumento de diagnóstico que poderá subsidiar planejamentos das ações do IFCE. Nas visitas às instituições locais, serão observados aspectos históricos, problemas, necessidades, potenciais, atividades realizadas e possíveis ações intersetoriais, por meio de pesquisa. 
Ainda há a previsão de visitas domiciliares aos moradores, lideranças comunitárias e movimentos sociais para conhecer o relato das histórias populares locais e estratégias de resistência encontradas na oralidade de seus moradores. Ao final do processo, será elaborado relatório final com a análise qualitativa dos dados da pesquisa, a ser compartilhado com a comunidade camocinense. 
Imagem: Visitas às entidades integram as ações do projeto (Foto: divulgação)
Edson Costa - campus de Acaraú
Fonte da Informação 
http://www.ifce.edu.br/component/content/article/59-noticias/destaques/2392-camocim-realiza-plano-de-territorializacao-projeto-vai-possibilitar-diagnostico-da-cidade-sob-varios-pontos.html

Nenhum comentário: