terça-feira, 24 de junho de 2014

DEFESA DO CONSUMIDOR: ESTÃO SERVINDO ÓLEO DE SOJA COMO SE FOSSE AZEITE EM ALGUNS RESTAURANTES EM CAMOCIM

Atualmente devido às novas pesquisas e das descobertas dos benefícios do Azeite de Oliva, muitos consumidores introduziram na sua dieta o consumo diário desse óleo tão rico em propriedades e vitaminas que podem prevenir doenças e melhorar a pele.
Assim, muitos restaurantes com o intuito de atender bem sua clientela, têm colocado a disposição dos clientes várias tipos e marcas diferentes de azeites, tanto nacionais como importados. Mas, existe um perigo que muitos clientes e donos de restaurantes não veem, ou por falta de conhecimento dos primeiros ou por incompetência administrativa dos segundos, pois temos restaurantes que estão oferecendo aos clientes óleo de soja misturado com azeite, como se fosse azeite, o chamado Óleo Composto, uma marca muito usada é a DOLAGAR (que tem na sua formula apenas 15% de azeite de oliva).
Óleo Composto de óleo de soja e azeite
Esses óleos compostos que tanto enganam os comensais espalhados por ai foram feitos para cozer, não para derramar em cima do prato pronto! Foram criados como uma alternativa para quem está com o orçamento apertado ou não tem costume de cozinhar com azeite de oliva. O problema é que pelo fato de ser mais barato, os donos de alguns restaurantes de segunda, terceira, quarta e quinta categoria substituem o tradicional azeite por esse composto e a turma desavisada, derrama com gosto em cima do prato. Uma maldade! Pois eles são compostos, na sua maioria, por 95% de óleo de soja e apenas 5% de azeite (não extra-virgem!). Esperteza do restaurante que ganha por um produto de qualidade inferior e lerdeza do consumidor que não lê o que está consumindo.
Em Camocim, alguns restaurantes aderiram a essa prática. Um deles é o Restaurante “Caixa de Fósforo”, que fica próximo a Macavi. Lá eles fornecem óleo composto como se fosse Azeite. Sendo que quando um consumidor reclama, ao invés de pedir desculpas, você é tratado como se tivesse errado por reclamar. Oferecer um produto como se fosse outro, é crime previsto no Código Penal. Além disso, o dono do restaurante esta sujeito também às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, pois essa prática fere, no mínimo, os Artigos 6º e 14º. Sem contar que o óleo de soja é prejudicial à saúde, e não trás os benefícios do azeite de oliva.
Veja a baixo os benefícios do azeite de oliva:
1 - Ação antioxidante: o azeite de oliva tem ação antioxidante por conter vitaminas poderosas que dão uma força para manter a pele longe das rugas.
2 - Protege o coração e cérebro: o azeite consegue reduzir a formação de placas ateromatosas (compostas por lipídeos e tecido fibroso), que são responsáveis por entupir os vasos sanguíneos e artérias.
3 - Fortalece as unhas: as vitaminas contidas no azeite ajudam a hidratar e fortalecer as unhas.
4 - Reduz o mau colesterol: o azeite é um dos principais alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a conter o mau colesterol (LDL - Lipoproteína de Baixa Densidade).
5 – Efeito analgésico: de acordo com a pesquisa realizada no instituto científico Monell Chemical Senses Centre, da Filadélfia, o azeite pode substituir os analgésico: 50 g de azeite equivale a um décimo de uma dose de analgésico ibubrofeno, tornando esse óleo um anti-inflamatório.
6 - Hidrata os cabelos: por ser um hidratante natural, o azeite pode ser usado como uma opção para dar mais vida aos cabelos.
7 - Protege contra a osteoporose: de acordo com estudos realizados na Universidade de Córdoba, na Espanha, o azeite contém uma substância chamada oleuropeína, anti-inflamatório que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo. Ou seja, consumir moderadamente ajuda a prevenir a osteoporose.

Aproveite enquanto é tempo e regue já seu prato com azeite! Mais cuidado para não ser enganado nos restaurantes por ai.

Nenhum comentário: