sexta-feira, 14 de junho de 2013

CINEMA: JORNADA NAS ESTRELAS EM NOVA VERSÃO

Sequência estelar

14.06.2013
Estreia hoje nos cinemas o segundo filme do "reboot" de Star Trek. A sequência mantém a qualidade do primeiro longa, trazendo para as telonas um show de efeitos especiais

Depois de duas semanas em sessões de pré-estreia, finalmente "Star Trek: Além da escuridão", tem lançamento oficial no Brasil. A continuação da refilmagem da franquia "Star Trek", ou "Jornada nas estrelas", realizada por J.J. Abrams, se mostra competente ao misturar elementos clássicos da sequência a novos acontecimentos, nos quais o futuro se torna essencial para entender o presente.

"Star Trek - além da escuridão" traz como destaque o novo vilão Khan, vivido por Benedict Cumberbatch

Na trama, embora um pouco mais amadurecido, o inconsequente capitão Kirk (Chris Pine) ainda tem problemas relativos à chefia da nave Enteprise e as diferenças com Spock (Zachary Quinto) ainda não foram superadas. Agora, porém, o jovem precisa enfrentar um terrorista que pretende destruir a Frota Estrelar, o que pode desencadear em uma guerra contra os kloogans.

Para isso, o jovem capitão vai ter que passar por cima de seu orgulho, dominar o ímpeto sempre no limite, e contar com a ajuda de Spock para desarmar uma perigosa armadilha, numa trama repleta de traições e intrigas.

Com ótimas sequências que envolvem perigos constantes contra a vida dos protagonistas, o filme é primoroso em seus efeitos especiais. Ainda que ganhe um tom um pouco mais sério e dramático do que os fãs estão acostumados, consegue dosar isso com boas pitadas de humor, principalmente nos diálogos entre Kirk e Spock, que continuam mantendo a química.

Atuações poderosas

Outro destaque vai para o esperado vilão Khan que soa ao mesmo tempo trágico e temível. Encenado por Benedict Cumberbatch, traz um tom teatral, mas que consegue, através da frieza, reforçar o quanto se distancia da turma da Enterprise. Longe de ser cômico, demonstra toda a sua repulsa pelo mundo ao redor.

O ótimo elenco, que a trama consegue explorar bem em cada personagem, deixando marcante até o mais simples coadjuvante, conta ainda com o oficial Sulu (John Cho), que assume o comando da Enterprise com uma segurança surpreendente; o humor britânico de Scotty (Simon Pegg) em uma tensa sequência de ação envolvendo Kirk e o vilão, além do valente, mas sempre tenso oficial médico Bones (Karl Urban) conseguem os melhores momentos.

Com direito a uma aparição Leonard Nimoy (o Spock das versões antigas), a nova versão de "Star Trek" começa a ultrapassar os longas dos anos 90, ficando atrás apenas da formação clássica. O segredo parece ser o toque de Abrams, diretor que faz um "feijão com arroz" de qualidade.

ANAMÉLIA SAMPAIOREPÓRTER 
Fonte da Informação Diário do Nordeste

Nenhum comentário: