quinta-feira, 27 de junho de 2013

A ESPANHA SERÁ NOSSO ADVERSÁRIO

Em duelo emocionante, Espanha vence Itália nos pênaltis e está na final da Copa das Confederações

Redação Web | 19h13 | 27.06.2013

Espanhois decidem título contra o Brasil; italianos disputam 3º lugar contra Uruguai

Depois de ficarem no 0x0 após 120 minutos de bola rolando, a Espanha venceu a Itália nos pênaltis nesta quinta-feira (27), na Arena Castelão, e está na final da Copa das Confederações

O jogo, um dos melhores do torneio até o momento, foi marcado pela melhor atuação italiana no tempo normal e pela supremacia espanhola durante a prorrogação. 

Espanhois levaram a melhor nas penalidades e decidem título contra o Brasil. Foto: Kid Júnior
Agora, Brasil e Espanha decidem o título da Copa das Confederações, no próximo domingo (30), às 19h, no Maracanã. Na mesma data, Itália e Uruguai decidem o terceiro lugar, às 13h, naFonte Nova, em Salvador.
O jogo
Os minutos iniciais da primeira etapa foram equilibrados. Enquanto a Espanha tentava imprimir o domínio através do seu tradicional toque de bola, a Itália apostava nas jogadas pelas laterais.
A primeira chance de gol foi italiana. Aos 14 minutos, Gilardino completa cruzamento pela direita e a bola vai pela linha de fundo. Dois minutos depois, a Itália chegou  novamente com perigo. Após lançamento de De Rossi, Marchisio cabeceia para arrojada defesa de Casillas.
O volume de jogo italiano parecia surpreender a Seleção Espanhola, que não conseguia impor o seu ritmo de jogo. Em contrapartida, a Itália seguia perdendo gols, principalmente na bola aérea, com De Rossi, aos 17, e Marchisio, aos 18. Aos 25 minutos, a Espanha chegou com perigo à área adversária, mas a defesa italiana aliviou o perigo.
O jogo caiu em emoção e só voltaria a empolgar a torcida nos 10 minutos finais. Giaccherini, aos 35, cruzou bola na cabeça de Maggio e Casillas salvou a Espanha. Um minuto depois a reposta da 'Fúria'. Fernando Torres girou em cima da marcação e bateu pro gol. A bola passou à esquerda do goleiro Bufon.
Embalados com os gritos de 'olé' da torcida cearense, que  queria ver a 'Azzura' na final contra o Brasil, os italianos seguiam levando perigo à meta da atual campeã do mundo. Aos 42, De Rossi chutou de fora da área e Casillas, de soco, mandou a bola pra longe. Fim de 1º tempo, Espanha 0x0 Itália.
Equipes caem de rendimento no segundo tempo
Na segunda etapa, a Itália voltou com uma modificação. Saiu o zagueiro Barzagli, para a entrada do meio-campo Montolivo. Já o técnico espanhol, Vicente del Bosque, esperou 5 minutos para substituir David Silva por Jesus Navas.
O calor de Fortaleza e o ritmo acelerado da primeira etapa fizeram com que o jogo caísse de produção no segundo tempo. Somente aos 12 minutos aconteceu o primeiro chute a gol da segunda etapa. Jesus Navas recebeu de Fernando Torres e bateu pro gol, para boa defesa de Buffon.
A Itália voltou a atacar aos 23 minutos, quando Maggio ganhou dividida pela direita e cruzou para Marchisio, que foi travado por Piqué na hora do chute. Cinco minutos depois, Pedro foi lançado em profundidade, mas Buffon fechou o ângulo e o atacante espanhol mandou pra fora.
Nos minutos finais, as equipes pareciam já se resguardar para a prorrogação, o que deixou o jogo  em ritmo lento. Num dos poucos lances de perigo, Jesus Navas, aos 39, cruzou da direita e o zagueiro Piqué, de frente pro gol, mandou a bola pelo alto. A Espanha ainda teve uma falta em seu favor no último lance do jogo, mas ninguém conseguiu concluir o cruzamento de Iniesta e o jogo foi para a prorrogação.
Espanha domina italianos na primera etapa da prorrogação
As duas equipes pareciam querer resolver o jogo logo no início da prorrogação. Com 1 minuto, a Espanha chegou com perigo. Após cobrança de escanteio, Buffon rebateu pra fora da área e Jesus Navas, da intermediária, por pouco não surpreendeu o goleiro italiano.
Já no minuto seguinte, a Itália respondeu com Giaccherini, que mandou uma bomba na trave do goleiro Cassilas. Novo ataque da Espanha aos 4 minutos e Piquet, aproveitando o rebote da defesa italiana, mandou a bola pela linha de fundo.
Melhor fisicamente, a Espanha seguiu levando mais perigo à meta adversária. Aos 8 minutos, Xavi lançou Jordi Alba, que chutou de primeira, mas a bola foi por sobre a meta de Buffon. Aos 13, a espanha ainda teve a chance de abrir o marcador na primeira etapa, mas Xavy mandou cobrança de falta pela linha de fundo.
Itália supera o cansaço e consegue levar jogo para os pênaltis
O cansaço parecia ser o maior adversário italiano na segunda etapa da prorrogação. Aos 3 minutos, Mata recebeu cruzamento pela esquerda e bateu à direita do gol adversário. Por pouco, aos 10 minutos, a Espanha não marca com a colaboração do goleiro Buffon. Xavy mandou de fora da área, o arqueiro italiano rebateu mal e a bola se chocou contra a trave. No rebote, Javi Martínez mandou pra fora. No lance seguinte, foi a vez de Navas receber pela esquerda e bater cruzado. Buffon se redimiu do lance anterior e fez  excelente defesa.
A espanha seguiu pressionando os italianos que, exauridos fisicamente, se defenderam como puderam até o apito final do árbitro e levaram  a partida para as penalidades.
Nas cobranças alternadas, 'Fúria' leva a melhor e se classifica
Após mais de 2 horas de jogo e uma disputa de pênaltis com alto índice de acertos, a Espanha levou a melhor sobre a Itália e venceu por 7x6. Xavy, Iniesta, Piqué, Sergio Ramos, Mata, Busquets e Jesus Navas marcaram para os atuais campeões mundiais. Candreva, Aquilani, De Rossi, Giovinco, Pirlo e Montolivo fizeram os gols da 'Azzurra' e o zagueiro Bolucci cobrou a penalidade pra fora, acabando com o sonho italiano de decidir o título do torneio com o Brasil.
Fonte da Informação Diário do Nordeste

Nenhum comentário: