sábado, 23 de março de 2013

SEGURANÇA BANCÁRIA


Menos dinheiro nos caixas eletrônicos

23.03.2013
No Banco do Brasil, medida já está valendo desde o último dia 18, enquanto no Bradesco, começa hoje

Brasília/Fortaleza. O Banco do Brasil (BB) informou ontem que reduziu em até 70% o dinheiro disponível nos caixas eletrônicos da instituição em todo o país durante o período da noite. Apesar da redução, o volume do numerário (ou seja, do dinheiro) é o mínimo necessário ao atendimento de todos clientes até a manhã do dia seguinte, segundo assegurou a assessoria nacional do BB.

Motivo alegado pelas duas instituições bancárias de porte nacional para a execução das medidas é o aumento dos ataques criminosos a caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento Foto: FÁBIO LIMA

O novo sistema pretende inibir ataques aos caixas eletrônicos e aumentar a segurança do cliente e já está em funcionamento desde o último dia 18. O sistema foi desenvolvido com base em estudos da rotina e hábitos de cada praça.

Nas unidades localizadas em praças com maior incidência de ataques de bandidos, é onde o porcentual médio de redução dos valores disponíveis nos caixas eletrônicos pode chegar até 70% do existia antes da implementação da medida.

Reduzir prejuízos

"O sistema implementado busca o equilíbrio entre a redução do numerário disponível nos terminais e a manutenção da qualidade de atendimento aos nossos clientes, contribuindo para desestimular os ataques e reduzir prejuízos", afirmou o diretor de Operações do banco, Sandro José Franco.

Para ampliar a segurança nesses locais, o BB informa também que expandiu a quantidade de caixas eletrônicos e agências que são monitorados 24 horas a distância, por centrais de segurança espalhadas no País.

Essas centrais, segundo a instituição, têm capacidade de acionamento direto da polícia no momento em que eventual ação criminosa acontece.

Menos cédulas no Bradesco

O Bradesco também anunciou a aplicação de uma metodologia semelhante ontem e que deve começar a ser executada a partir de hoje (23).

De acordo com nota enviada pela assessoria, haverá uma redução do número de cédulas nos caixas eletrônicos "sem o prejuízo do fornecimento aos usuários". "Um sistema automatizado de previsão de consumo de dinheiro avalia o perfil de cada região, localização e fatores de risco, conferindo eficiência ao atendimento prestado pelos equipamentos em todo o Brasil", diz a nota enviada pelo banco.

O motivo é o mesmo alegado pelo Bando do Brasil: "desestimular ataques às máquinas de autoatendimento e garantir o pleno funcionamento destes terminais para os clientes".
Fonte da Informação Diário do Nordeste

Nenhum comentário: