sexta-feira, 16 de março de 2012

MINISTÉRIO DO ESPORTE DIVULGA OUTRA NOTA ESCLARECENDO CONFUSÃO SOBRE BEBIDA NA COPA


Governo havia dito que o item não fazia parte de compromisso com a Fifa
Do R7, em Brasília

Sergio Moraes/Reuters
Ministro Aldo Rebelo reafirmou que liberação de bebidas
em estádios é compromisso do Brasil com a Fifa
O Ministério do Esporte divulgou mais uma nota oficial, nesta quinta-feira (15), para reafirmar que a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa no Brasil faz parte do compromisso firmado entre o governo brasileiro e a FIFA, em 2007.
Na tarde de quarta (14), as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, haviam convencido os líderes da base aliada na Câmara a retirarem do texto sobre a Lei Geral da Copa o item que liberava a bebida. De acordo com as ministras, esse ponto não fazia parte do acordo com a federação esportiva.
Já no fim da noite, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, tentou desfazer a confusão em uma nota curta afirmando que a liberação das bebidas alcoólicas constava no projeto original da Lei Geral que havia sido encaminhada para o Congresso.
Após reunir-se com as ministras no Palácio do Planalto nesta quinta, Rebelo publicou no site do ministério um texto mais completo, citando o compromisso do Brasil com a FIFA de que as bebidas estariam liberadas.
- Trata-se da Garantia número 8, referente à proteção e à exploração de direitos comerciais. Nesse item, o governo brasileiro garante e assegura à FIFA que “não existem nem existirão restrições legais ou proibições sobre a venda, publicidade ou distribuição de produtos das afiliadas comerciais, inclusive alimentos e bebidas, nos estádios ou em outros locais durante as competições.
O texto do ministério ainda relata que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ratificou o compromisso em 2007.
- Nos compromissos firmados, o governo brasileiro garante ainda que “aprovará (ou solicitará que o Congresso, autoridades estaduais ou locais aprovem) todas as leis, portarias, decretos e outros regulamentos especiais necessários para o cumprimento desta Garantia, que serão promulgadas e executadas com maior brevidade possível (...), independentemente de qualquer mudança no governo do Brasil ou em seus representantes, ou qualquer mudança nas leis e regulamentos do Brasil”.
Na nota, o ministério destaca que o cumprimento dessa garantia “depende da aprovação do Projeto de Lei nos termos em que foi apresentado ao Plenário esta semana”. A votação foi marcada para a próxima quarta-feira (21). O texto ainda ressalta que os próximos países a receber a Copa do Mundo – Rússia e Qatar – também assinaram um documento com esses compromissos.
Fonte da Informação Site R7

Nenhum comentário: