segunda-feira, 12 de março de 2012

ASSOCIAÇÃO COMEMORA ESCOLHA DO TATU-BOLA COMO MASCOTE DA COPA

Levi de Freitas

"Todo o Ceará, o Brasil e a caatinga tem que se orgulhar". A animação facilmente perceptível na voz dos membros da Associação Caatinga, desde a atendente de telefone até o secretário executivo, tem um motivo mais do que nobre: o tatu-bola, bichinho em extinção e que foi sugerido pela associação, foi escolhido para ser o mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A informação, apesar de extra-oficial, já é considerada como procedente, e transformou a ONG de 13 anos de fundação no local mais feliz da cidade, nesta segunda-feira (12).
De acordo com o Portal 2014, agência de notícias do Governo Federal que traz informações sobre a Copa brasileira, a informação de que o tatu foi escolhido como mascote procede, apesar da não haver confirmação da FIFA. Segundo o Portal, o tatu será azul e vestirá um calção verde e uma camisa branca. Ele ainda não tem nome: será escolhido através de uma enquete.
O tatu-bola será apresentado oficialmente como mascote à FIFA em outubro. Sua escolha foi decidida após a ONG cearense "Associação Caatinga" realizar uma campanha para destacar o animal e tentar evitar sua extinção.
O secretário executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro, comemorou bastante a 'escolha', apesar de enfatizar que tudo ainda é extra-oficial. "Soubemos da escolha no sábado, de forma extra-oficial, e ficamos muito contentes por esta campanha ter dado certo", afirmou, animado. De acordo com Rodrigo, o motor da escolha foi a mobilização da sociedade, através da internet. "Estamos muito contentes pois foi uma campanha que começou pelas redes sociais: no Twitter, no Facebook, no Youtube; e que cresceu tanto, que com esta visibilidade, as autoridades viram o potencial deste mascote", explicou.
O secretário reforça, ainda, a importância  da Copa também para o meio-ambiente. "Esperamos que a Copa não deixe só a mobilidade urbana como legado, mas que veja o ambiental. Não queremos, daqui há 10 anos, que o tatu-bola seja extinto, e apenas lembrem que ele foi mascote da Copa. Acho que isso é inédito: esta será a primeira Copa do Mundo que pode deixar um legado ambiental, e isto é um grande diferencial para o Brasil diante do mundo. É uma espécie 100% brasileira, e agora, que em cima do mascote se possa fazer uma mensagem ambiental", alerta.
A Associação Caatinga tem sede em Fortaleza, e possui um escritório em Crateús, no sertão dos Inhamuns.
Fonte da Informação Diário do Nordeste

Nenhum comentário: