quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


PERIGO, CUIDADO COM O PIT BULL: LEI ESTADUAL NÃO É CUMPRIDA

Um cão Pit Bull deve ser conduzida com
enforcador e focinheira.
No último dia 06 de janeiro, fez sete anos da Lei Estadual 13.572/05, publicada no dia 12 de janeiro no Diário Oficial do Estado. Lei essa que pouca gente conhece e nenhuma autoridade põe em prática em nosso estado.
Segundo a lei, cães da raça Pit Bull só podem circular pelas ruas e parques do Estado do Ceará das 23h às 4h, e no horário permitido, só poderão passear se conduzidos por pessoas maiores de 18 anos, e com guias com enforcador e focinheira. E não podem circular em nenhum horário perto de escolas e hospitais. Na última sexta-feira, quando ia buscar meu filho na escola, presencie um rapaz de porte atlético, com seu físico de academia, por incrível que pareça, sendo puxado por um Pit Bull, nas proximidades do Instituto São José. O que segundo a referida lei, é terminantemente proibido. O cão, literalmente, puxava o homenzarrão, apesar do porte físico avantajado, ele não conseguia domina o cachorro da raça Pit Bull. Vendo aquela situação, comecei a imaginar o que poderia acontecer, se aquele cão resolvesse sair correndo com a intenção de atacar alguém que fosse passando pela rua. Entre as punições para o descumprimento da norma, estão: a apreensão do animal, o pagamento das despesas com a apreensão e guarda do cão e multa que pode chegar a R$ 800,00.
Ontem pela manhã, quando assistia, por mera coincidência, o programa Mais Você” com Ana Maria Braga na TV Globo, vi a apresentação de um vídeo no qual uma apresentadora de um programa nos Estados Unidos, ao vivo, foi mordida no rosto por um Pit Bull, supostamente um cão tranqüilo e bem treinado, segundo o seu proprietário, que estava segurando o mesmo pela coleira. Na seqüência a TV mostrou o caso de uma criança que foi morta por um Pit Bull no Rio Grande do Sul, o cão também era tido como “manso”, para poder tira o corpo da criança o cão foi morto pela policia Gaucha.
Não sou contra quem cria Pit Bull, apenas penso que pelo menos eles deveriam tomar as medidas cabíveis para evitar acidentes, principalmente em via pública. Acho até que a proibição de sair durante o dia é um exagero, mas, que pelo menos o proprietário faça o uso da guia com enforcador e focinheira, uma medida de segurança que garante que o cão não possa morder alguém nem por maldade e nem por acaso.
Ao órgão representativo do Ministério Público, vai aqui uma pergunta: Vocês já pensaram na possibilidade de realizar em nossa Camocim uma reunião com os criadores de cães da raça Pit Bull, para discutir a Lei Estadual 13.572/05 e ver como fazer para evitar que pessoas andem com esses animais pelas ruas de Camocim, principalmente do centro e perto de escolas infantis, que é o que sempre vemos? Se não pensaram, tá hora de pensarem e fazerem alguma coisa para prevenir, antes que aconteça algum acidente que leve alguém ao hospital ou até mesmo a morte.
Maurício Lima

Nenhum comentário: