domingo, 12 de fevereiro de 2012

O FREGUÊS VOLTOU: 1 TIMÃO X 0 BAMBIS


CORINTHIANS MANDA NO PACAEMBU E VENCE SÃO PAULO EM CLÁSSICO TENSO

Fellipe Lucena, especial para a GE.Net São Paulo (SP)

Danilo comemora gol de cabeça que abriu
o placar para o Corinthians no Pacaembu,
no clássico contra o São Paulo
Foto: Edson Lopes Jr./Terra
Assim como nos cinco últimos Majestosos disputados no Pacaembu, o Corinthians derrotou o São Paulo neste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Danilo, que costuma brilhar em clássicos, marcou de cabeça o gol da vitória alvinegra por 1 a 0, aos 21 minutos do primeiro tempo.
O Tricolor mostrou valentia, mas pecou em lances capitais. Foi assim no minuto final da primeira etapa, quando Jadson desperdiçou pênalti. Aos 14 minutos do segundo tempo, logo depois de Leão fazer três substituições de uma vez, João Filipe atingiu Jorge Henrique sem bola e foi expulso, atrapalhando ainda mais os visitantes.
Com o resultado positivo, o Timão salta para 17 pontos e fica na segunda colocação - o líder é o Palmeiras, que tem a mesma pontuação, mas vence no saldo de gols. Já o Tricolor caiu para o quarto lugar, com 14 pontos.
O Corinthians agora volta suas atenções para a Copa Libertadores: na quarta-feira, abre sua participação na fase de grupos contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. O próximo compromisso pelo Campeonato Paulista está marcado para sábado, contra o São Caetano, no Anacleto Campanella. Paulinho, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, já não jogaria, pois apenas reservas serão escalados.
Já o São Paulo joga na quinta-feira, no Morumbi, contra o Paulista de Jundiaí. O volante Wellington, que entrou em campo pendurado no clássico, está fora deste duelo.
O São Paulo entrou em campo pilhado, disposto a brigar por todas as bolas. O Corinthians, por sua vez, encontrava dificuldade para suprir as ausências do meia Alex e dos atacantes Emerson e Liedson, preservados para o jogo de quarta-feira. Willian e Jorge Henrique se movimentavam constantemente, mas ou eram interceptados ou não conseguiam dar sequência às jogadas com Elton, que teve dificuldades para se manter em pé no campo escorregadio.
O domínio dos visitantes durou pouco. Aos nove minutos, Julio Cesar teve dificuldades para defender um chute rasteiro de Cortez e acabou acordando o Timão, que soube aproveitar a ausência de um lateral direito de ofício no rival - o contundido Piris deu lugar ao improvisado João Filipe. Danilo, que costuma crescer em clássicos, ditou o ritmo alvinegro justamente pela esquerda, com a ajuda de Fábio Santos e Jorge Henrique.
Aos 11, o meia recebeu de Fábio Santos e só não abriu o placar em tiro cruzado porque Denis fez ótima defesa. Aos 21, aproveitou escanteio cobrado por Jorge Henrique - da esquerda - e subiu livre para abrir a contagem de cabeça.
O São Paulo acusou o golpe. Aos gritos de "o freguês voltou", a torcida do Corinthians vibrou com desarmes, carrinhos e rápidas trocas de passes no setor ofensivo até os minutos finais da etapa inicial. Aos 43 minutos, Jadson cobrou falta da direita e Ralf salvou em cima da linha após cabeçada de Rhodolfo. Na sobra, Alessandro derrubou Cortez e o árbitro marcou pênalti que Jadson, reforço mais caro do Tricolor para a temporada, chutou por cima. No último lance, o castigo ficou perto de acontecer em cabeçada de Leandro Castán que passou raspando a trave esquerda de Denis.
Leão resolveu apostar na manutenção de seus onze titulares para o segundo tempo, mas suportou por apenas 13 minutos. Maicon, Fernandinho e Osvaldo ganharam as vagas de Casemiro, Jadson e Willian José, que sequer haviam tocado na bola quando João Filipe atingiu Jorge Henrique sem bola e recebeu o cartão vermelho direito. Na saída para o vestiário, o camisa 21 disse que o adversário "pulou". A torcida corintiana não concordou e provou: "elas estão descontroladas".
O São Paulo deu sinais de que iria para cima mesmo com a desvantagem numérica e Tite colocou sangue novo em seu ataque para otimizar os contra-ataques. Willian, que voltava de contusão na coxa, deu seu lugar a Gilsinho aos 23 minutos. O Timão judiou do adversário com a velocidade de seus homens de frente, mas pouco utilizava o desfalcado lado direito do Tricolor, que respirava.
Aos 30 minutos, Fernandinho ficou com a sobra após corte parcial de Leandro Castán e, com um belo chute de primeira, exigiu grande defesa de Julio Cesar. Foi a senha para a torcida do Timão pedir a entrada de Douglas, que estava no banco pronto para reestrear. A solicitação foi atendida seis minutos depois, quando o "maestro" entrou na vaga de Danilo, muito aplaudido. Ele participou pouco do jogo, mas manteve sua invencibilidade pessoal contra o São Paulo.
Fonte da Informação site http://www.gazetaesportiva.net

Nenhum comentário: