domingo, 19 de fevereiro de 2012

A "GUERRA FRIA" EM CAMOCIM: 11 VS. 40

Desde o fim da Segunda Guerra, o mundo era dominado por duas grandes influências: Estados Unidos e União Soviética. Capitalismo vs. Socialismo, Azul vs. Vermelho. Só que em 1991, essa guerra político-econômica acabou com o fim da URSS. Porém, esse conceito de guerra continuou em várias partes do mundo, entre elas, Camocim.
Nossa cidade há muito tempo se caracterizava por duas faces na política: Os "fundo mole" (Família Coelho) e os "Cara Preta" (Família Aguiar). Bipolaridade que teve fim na campanha eleitoral de 2008, com a inédita aliança dos clãs Aguiar, Veras e Coelho. E essa união gerou um megabloco, mas acabou fazendo com que outro surgisse: o dos "Vaulino", liderado pelo atual prefeito Chico Vaulino.
Com a vitória, Chico ganhou muita força dentro da cidade e hoje tem força suficiente para disputar de igual para igual com as famílias tradicionais. Só que em vez de apelidos como no passado, agora os eleitores se identificam pelos números: 11 e 40 (as siglas dos partidos, PP e PSB, respectivamente). O negócio ficou tão forte que os políticos trocam ou se obrigam a permanecer na sigla partidária para não perderem a "marca", uma verdadeira estratégia de marketing político.
A briga ideológica é tão ferrenha que, se por exemplo, um cidadão "quarentino" está em um bar e pede a conta, e o garçom disser: "Foram 11 cervejas", o cara imediatamente pede mais uma. E se o cara for "onziano", e a conta der na casa de 40 reais, ele consome mais só por antipatia ao número. É tão ridículo que chega a ser engraçado. E sem esquecer do fato das plaquinhas de trânsito escritas 40 km/h, estampadas em carros e motos para identificar a simpatia pelo grupo político. Seria até uma rivalidade sadia, porém, política não é futebol, os políticos devem ter eleitores conscientes e não torcedores fanáticos.
A bipolaridade é injusta, pois sempre o número de prejudicados será maior do que o dos vencedores. A falta de opção e picuinhas politiqueiras só resultam no retrocesso da cidade, que há 12 anos, não aparenta nenhum sinal forte de desenvolvimento. Uma terceira via ou alianças mais coerentes seriam as alternativas mais clareadoras para um futuro próspero. E torcer para nossa cidade sair desse clima de guerra fria, dessa "batalha" de azul contra vermelho, 11 contra 40. Acordem, pois estamos 60 ANOS atrasados no tempo.
Fonte: Blog fazendo zuada

Nenhum comentário: