terça-feira, 4 de outubro de 2011


Começou na Assembleia Legislativa e terminou no Palácio da Abolição, com um convite do Governo do Estado para uma nova tentativa de negociação. A passeata dos professores, realizada na tarde de ontem, em protesto contra o episódio ocorrido na semana passada na AL, em que docentes e policiais da tropa de choque da Polícia Militar entraram em confronto, contou com a participação de representantes de movimentos sindicais, universitário, estudantil e sociedade civil.
Segundo o presidente do Sindicato dos Professores e Servidores do Estado do Ceará (Apeoc), Anísio Melo, o Comando de Greve da categoria deve se reunir hoje, às 11 horas, com a secretária da Educação, Izolda Cela e, provavelmente, o chefe de Gabinete do Governo e irmão do governador, Ivo Gomes (PSB). A reunião será realizada no próprio Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado.
“Não temos certeza de quem deve nos receber. Acho que não será o governador. Mas o importante é a retomada das negociações”, afirmou Anísio, ao definir a passeata dos professores como “um dos maiores atos de manifestação da história”.
Por meio de sua assessoria, Izolda Cela informou que o objetivo do encontro é o mesmo dos anteriores, que foram pautados pela tentativa de “diálogo e entendimento”. Contudo, a secretaria, que estaria viajando e retornaria hoje, não soube informar se uma novo proposta será apresentada.
Passeata ao Palácio
Em greve há exatos dois meses, a categoria decidiu paralisar as atividades no dia 5 de agosto, em protesto pelo cumprimento da Lei Federal do Piso Salarial e pela implantação do plano de cargos e carreiras. Com mordaças e curativos, numa referência ao confronto com os policiais, milhares de manifestantes marcharam da sede do Legislativo ao Palácio do Governo.
Puxados por um trio elétrico ou amontoados em um “trem da alegria”, eles tomaram as ruas com gritos de protesto. Chegando no Palácio, diferentemente do acontecido na última quinta-feira, não houve confronto com a tropa de choque, que fazia a segurança no entorno da sede do Poder Executivo, impedindo até mesmo a passagem de transeuntes pelo local.
O Legislativo esteve representado pela deputada estadual Eliane Novais (PSB) e pelo vereador João Alfredo (Psol). Até mesmo os alunos da iniciativa privada, mobilizados pela rede social Facebook, também participaram do ato.
“Segundo a nossa Constituição, é deve do Estado dar educação de qualidade. Se isso acontecesse eu não estaria pagando caro para estudar”, disse Gustavo Melo, 17, aluno do 3º ano de uma escola particular.
SERVIÇO
Assembleia geral dos professores:
Quando:
 Hoje, às 15 horas
Onde:
 Ginásio Paulo Sarasate
Endereço:
 Rua Ildefonso Albano, 2050 - Aldeota
Saiba mais
Acostumada a lidar com sucessivas greves de professores, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), evitou tomar partido, ao ser questionada sobre o impasse entre a categoria e o Governo, de quem a petista é aliada.
Entretanto, Luizianne deixou no ar o que pode ser uma crítica ao modo como o Estado tem tratado a polêmica: “o que eu posso dizer é que a gente sempre teve muito respeito pelo movimento social como um todo. E aí são formas diferenciadas de lidar com isso”, afirmou, em entrevista durante a assinatura da ordem de serviço para um espigão na Praia de Iracema.
A prefeita não quis fazer comparações entre a greve no Estado e as do Município.

Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br
Fonte da Informação site APEOC

Nenhum comentário: