sábado, 29 de outubro de 2011


AVC ATINGE 18 MIL PESSOAS POR ANO NO CE
Publicado em 30 de outubro de 2011 no Jornal Diário do Nordeste

Dados do chefe de Neurologia do HGF revelam que mais de 20 mil pessoas se encontram sequeladas pela doença
KID JUNIOR

Dados do chefe de Neurologia do HGF revelam que mais de
20 mil pessoas se encontram sequeladas pela doença
KID JUNIOR
No Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral(AVC) especialistas dizem que a doença mata mais que o câncer
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a maior causa de morte e incapacidade no mundo. No Ceará, a estimativa para este ano é de 18 mil casos. Para se ter uma ideia, o médico João José Carvalho, chefe do serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), conta que o AVC mata mais que o câncer de mama nas mulheres e mais que o câncer de próstata nos homens. Ele diz também que mais de 20 mil pessoas se encontram sequeladas pela doença somente no Estado do Ceará.
Segundo o médico, o Ceará ocupa posição de destaque nacional em atendimento a vítimas de AVC. Existe no HGF a maior unidade de atendimento da doença no Brasil, disponibilizando atenção especial aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde a inauguração, há exatamente dois anos, a unidade já atendeu 1.300 pacientes. "Nós acabamos com o a discriminação social que acontecia quando somente quem tinha plano de saúde podia usufruir de um atendimento digno", diz ele.
Mas apenas a unidade não é suficiente. O chefe do setor diz que são necessários mais leitos de apoio aos pacientes de AVC, já que a vocação do HGF é atender pacientes em fase aguda da doença. A falta de leitos de apoio é tão visível que, embora a unidade tenha capacidade para atender 150 pacientes por mês, o número de pacientes registrados fica entre 70 e 80, em torno da metade do potencial do hospital. "Nós atendemos pacientes na fase máxima da doença, então é essencial que existam leitos de apoio para dar continuidade ao tratamento iniciado na unidade. Não adianta oferecermos um serviço de excelência aqui sem que exista leitos de apoio", explica João José.
Apesar de levar o nome de acidente, o AVC não é uma simples casualidade. É possível prevenir a doença combatendo os chamados fatores de risco da doença, que são, dentre outros, o estresse, o sedentarismo, a obesidade e a hipertensão. As principais medidas de prevenção, então, são manter a pressão arterial sob controle, evitar o consumo excessivo de sal e praticar exercícios físicos.

Nenhum comentário: