quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Milton Neves - Notícias - Corinthians - Corinthians 101 anos: sabe quais outros nomes eram cotados para batizar o Corinthians? Não? Clique e descubra outras curiosidades


CORINTHIANS: 101 ANOS DE AMOR E TRADIÇÃO

Há 101 anos nascia um dos mais tradicionais e folclóricos clubes do futebol brasileiro. E, na recheada história do SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, não faltam fatos curiosos que, com o decorrer do tempo, acabam sendo esquecidos por grande parte dos aficionados pelo esporte bretão. Sendo assim, para celebrar o 101º aniversário do Timão, o Portal Terceiro Tempo listou algumas curiosidades pouco exploradas nas homenagens realizadas ao clube do Parque São Jorge.
Como fontes de pesquisa, foram usados o Almanaque do Timão, de Celso Dario Unzelte, o Guia dos Curiosos, do jornalista Marcelo Duarte, além da seção “Que Fim Levou?”, do também jornalista e apresentador Milton Neves.
O nome Corinthians não era unanimidade entre os fundadores do clube. Alguns queriam que a agremiação se chamasse Santos Dumont, em homenagem ao aeronauta e inventor brasileiro, enquanto outros queriam batizá-lo de Carlos Gomes, compositor brasileiro de maior sucesso Mas, e você, torcedor corintiano. Já pensou se algum desses nomes fosse escolhido? Já se imaginou no estádio cantando “Vai pra cima deles, Dumont!”, ou “Carlão eô”?
Em julho de 2011, o jornalista e pesquisador Celso Unzelte e David Costa, responsável pelo Memorial do Corinthians, encontraram um escudo, até então, desconhecido pelo clube. Segundo os que desvendaram, o brasão é do ano de 1914, e teria sido o segundo da história do Alvinegro. A principal diferença que se vê do símbolo encontrado para o considerado como o primeiro da agremiação, é que já havia um contorno sobre as letras C e P. Produtos com a descoberta serão comercializados pelo Timão ainda neste ano.
Os rivais costumam zombar dos corintianos, argumentando que o Alvinegro não tem estádio próprio. O Corinthians pode não mandar seus jogos nele, mas dentro do Parque São Jorge, existe, sim, um campo. É o estádio Alfredo Schürig, que tem capacidade para aproximadamente 19 mil pessoas (quase do mesmo tamanho da Vila Belmiro, que acomoda cerca de 20 mil torcedores). Mas, antes do Parque São Jorge, o Corinthians teve uma outra casa.
Em 17 de março de 1918, o Corinthians inaugurava o estádio da Ponte Grande, em um amistoso contra o Palestra Itália, que terminou empatado em 3 a 3.  O campo, que foi construído em sistema de mutirão pelos próprios jogadores, ficava onde hoje se encontra a Ponte das Bandeiras. O timão mandou seus jogos por lá até o ano de 1927.

Fonte da Informação Copilação feita da publicação do Blog do Milton Neves, http://terceirotempo.ig.com.br/, Corinthians 101 anos: sabe quais outros nomes eram cotados para batizar o Corinthians? Não? -  por Tufano Silva

Nenhum comentário: