sábado, 17 de setembro de 2011


GUARDA MUNICIPAL: O QUE VOCÊ NÃO SABE

Foto do Curso da ABRAPAM - Arquivo Pessoal
Recentemente a Guarda Municipal foi tema de publicações em blogs da Internet, no Camocim OnLine e no Pote de Histórias. No Camocim OnLine, quase sempre ela é alvo de publicações, nem sempre fazendo elogios, mas nunca falando mentiras. As matérias do colega Tadeu Nogueira, sempre trazem algo de verídico sobre a Guarda e com informações precisas, vindas quase sempre de fontes internas.
Nessa semana nós publicamos uma matéria sobre a PRE em Camocim, isso causou muito descontentamento entre os meus antigos companheiros de Guarda, principalmente junto aos Agentes de Trânsito. Sei que muitos estavam esperando que eu falasse da situação de abandono que a Guarda enfrenta nos últimos dois anos. E posso falar com conhecimento de causa, pois passei quatro anos na Guarda Municipal, e vi de perto a falta de condições materiais para o trabalho desenvolvido pela Guarda em nosso município. A Guarda Civil Municipal de Camocim é para a população do município, não apenas um órgão de segurança patrimonial e de trânsito, ela é também o “Socorro de Urgência” nas diversas situações. Quando alguém passa mal em casa, liga para a Guarda para ser socorrido, só que o órgão não tem, muitas vezes, a condição de fazer o socorro. Em primeiro lugar, a Guarda não tem ambulância própria e nem sempre pode “pegar” uma da Secretaria de Saúde para fazer o socorro das vítimas. O carro da Guarda, que já tem quase dez anos de uso, às vezes não está funcionando. E as motos, nós ouvimos falar muito delas nos outros blogs, e é tudo verdade. Apesar dos meus ex-companheiros terem a boa vontade de fazer, as condições operacionais não ajudam, falta material apropriado para realizar o socorro das vitimas, em alguns casos só tínhamos a maca e as luvas, e nada mais. Vale lembrar, que mesmo assim, em todos os acidentes ocorridos em nosso município ou fora dele (quando chamados), lá estão os Agentes de Trânsito e os Guardas Municipais realizando o seu trabalho. Para quem não sabe e acha que os Agentes de Trânsito e os Guardas Municipais ganham bem, para fazer os seus serviços, estão muito enganados, um Guarda recebe como salário base o valor de R$ 700,02 e os Agentes o valor de R$ 750,00 (se eu não tiver errado), limpo e seco. O Adicional de Periculosidade ou até mesmo o adicional de Risco de Vida, que deveria ser pago pelo município, pois as atividades exercidas pelos mesmos colocam em risco suas vidas, não é pago, devido alguns membros da Guarda terem entrado com processo contra a Prefeitura na Justiça do Trabalho.
Por isso, os membros, da tão questionada Guarda Civil Municipal de Camocim, são dignos de aplausos, pois mesmo em condições precárias, as vezes ficando até mais de dois anos sem receber fardamento novo, eles estão nas ruas, bem ou mal, mas estão, realizando a segurança pública de nosso município.
Maurício Lima
Ex-Guarda Municipal
P.S.
Aos ex-companheiros que ficaram chateados com a minha matéria sobre a PRE em Camocim, o que posso dizer é que não menti, falei apenas a verdade. É claro que eu poderia ter falado que vocês não têm onde dormir direito quando estão de serviço, já que não existe um alojamento para os Guardas, pois na verdade vocês dormem no local onde é feito o café para a prefeitura ou do lado de fora onde é estacionamento do carro do comandante e das motos. Sim, nem um banheiro descente para tomar um banho tem.

Nenhum comentário: