segunda-feira, 12 de setembro de 2011

EXPOSIÇÃO MARCA ANIVERSÁRIO DE D. JOSÉ
Sobralenses comemoram aniversário de nascimento de seu maior benfeitor, Dom José Tupinambá

Frequentadores do Becco do Cotovelo, em Sobral, se impressionaram
com as diversas benfeitorias sociais e culturais de Dom José
Tupinambá, expostas em banners
FOTO: LAURIBERTO BRAGA

Sobral Os 129 anos de nascimento de Dom José Tupinambá da Frota foram comemorados, neste Município, com uma exposição no Becco do Cotovelo, no último sábado. Em uma promoção do Instituto Cultural Dom José, através da ação "Setembro Dom José", a exposição mostrou por banners a história desse religioso, que foi o primeiro bispo da Diocese de Sobral.
Nos banners, estão as benfeitorias realizadas por Dom José a favor do desenvolvimento cultural e educacional da cidade. Os frequentadores do Becco do Cotovelo ficaram admirados com a obra social de Dom José.
O "Setembro Dom José" acontece pela 12ª vez e terá, no próximo dia 24, uma carreata do Clube do Fusca e carros antigos de Sobral. A carreata fará o circuito histórico da cidade com largada às 17 horas do pátio interno da Universidade Regional Vale do Acaraú (UVA) e chegada no Arco do Triunfo. Às 19 horas do mesmo dia, terá a entrega do Troféu Dom José, no Plenário 5 de Julho, da Câmara Municipal de Sobral.
O evento cultural em homenagem ao religioso termina no dia 25 com aposição de uma Corbélia de flores de Dom José, na Praça São João.
Ele é considerado um santo pelos sobralenses. Na cidade tudo gira em torno de sua obra. Destaque para o Museu Diocesano, escolas fundadas pelo religioso e praças construídas em sua homenagem, além da principal avenida da cidade levar o nome de Dom José, que morreu em 25 de setembro de 1959, aos 77 anos de vida.
Lauriberto Braga
Repórter
Fonte Jornal DN

Nenhum comentário: