quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bancários do Ceará deflagrarão greve

22 de setembro de 2011 // 21h46    (Diário do Nordeste Online)

Os bancários do Ceará aprovaram a deflagração da greve a partir da próxima terça-feira (27). A decisão foi tomada após a rejeição da proposta apresentada pelos bancos na quarta rodada de negociação, em assembléia realizada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará nesta quinta-feira (22).

Por unanimidade, a proposta foi rejeitada e deflagrada greve nacional por tempo indeterminado, conforme orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que considerou insuficiente a proposta da Fenaban.
"Estamos preparados para fazer outra grande paralisação, a exemplo da greve histórica do ano passado, a maior dos últimos 20 anos. Essa proposta dos bancos não atende às nossas reivindicações, por isso nós bancários decidimos pela greve”, afirmou o presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra. E completou: "os responsáveis pela frustração nas negociações, os únicos culpados, são os banqueiros e o governo. Os bancos lucraram mais de R$ 27,4 bilhões no primeiro semestre deste ano e têm condições de garantir o aumento real reivindicado pelos bancários”.

Os bancários querem reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%), PLR maior, piso do Dieese, fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras reivindicações.
A Fenaban propõe reajuste de apenas 7,8% sobre os salários, PLR e demais verbas (vale-refeição, cesta-alimentação e auxílio creche/baba, dentre outras). Esse índice representa somente 0,37% de aumento real.
Na próxima segunda-feira (26), nova assembleia vai ser realizada pelo Sindicato para organizar o movimento, às 19 horas, na sede do Sindicato.

Nenhum comentário: